Secretário da Agricultura fala sobre prioridades de sua Pasta

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, ao mesmo tempo em que agradeceu a oportunidade de falar para a FOLHA PATRULHENSE, saudando os leitores e dizendo da honra pelo convite a ele feito pela atual Administração a fim de ser o novo titular daquela Secretaria, disse saber do compromisso e das responsabilidades que tem frente a essa importante pasta. “Estamos numa fase de organização e planejamento dos trabalhos prestados pela SEMAM para o melhor atendimento e eficiência, buscando sempre uma otimização dos serviços juntamente com os Produtores”, disse Cássius Peixoto.
O secretário tem como projetos prioritários da Pasta o fomento da atividade de Piscicultura para o aumento de produção, gerando mais renda e dando apoio à unidade de Filetamento que funcionará na Esquina dos Morros, fortalecimento das nossas Agroindústrias e incentivo à Agricultura Familiar para gerar mais emprego e renda e melhoramento da coleta dos resíduos recicláveis através do Projeto Recicla SAP.

PATRULHAS AGRÍCOLAS

Cássius Peixoto disse ser necessário uma aproximação das Patrulhas para dar apoio e incentivos. “Começamos a fazer um levantamento dos equipamentos atuais para buscar recursos para compras de novos implementos para melhor atendimento às suas regiões diretamente com os Produtores”, salientou.
Já em relação ao projeto de microaçudes, elogiado pelo prefeito Rodrigo Massulo, o secretário salientou que esse Projeto foi desenvolvido em 2020 em parceria com a Emater e Governo do Estado, visando minimizar os problemas com a estiagem. “Quando assumimos a administração, faltavam 15 Projetos a serem concluídos. Começamos a desenvolver esse trabalho juntamente com os serviços de horas pagas fornecido pela Secretaria para otimizar a máquina e atender mais produtores”. Afirmou que ainda estão no projeto dos açudes as localidades de Arroio Grande, Monjolo, Evaristo, Vila Palmeira e Passo das Moças para a devida realização.
Na mesma oportunidade, Cássius, ao se referir ao Meio Ambiente destacou que inicialmente se obteve junto à Câmara de Vereadores a aprovação da prorrogação das novas Licenças de Operação de 4 para 5 anos de validade. Atualmente todas as licenças em vigor estão suspensas, devido a pandemia. “Em conversa com o Departamento, pós este momento difícil, estamos projetando a prorrogação de todas as licenças em vigor de 1 a 2 anos, devido muitas atividades terem suas receitas comprometidas nesse período”.
Sobre as redes d’água, disse que “atualmente temos 36 redes d’água no município, abastecendo em torno de 2.500 famílias. Essas redes são administradas pelas associações e estamos num processo de regularização, através da seção de uso, para o devido tratamento e monitoramento das águas. Estão sendo realizadas inicialmente na nossa gestão a ampliação das redes do Monjolo, Lomba Vermelha e Agasa, e estamos em processo de perfuração de novos poços e novas redes nas localidades Cantagalo e Lombas”.

DEMAIS CULTURAS

Com referência às culturas, o secretário afirmou que em relação aos pequenos agricultores, se buscará dar incentivo através das Patrulhas Agrícolas, das Feiras de Produtor e a própria inclusão da produção na merenda escolar. “Quanto aos Produtores de Arroz e Soja, hoje disponibilizamos a máquina de aplicar o calcário e precisamos dar apoio, principalmente, na questão de infraestrutura das estradas para o escoamento da produção, tendo em vista que empresas que fornecem insumos e serviços para essa cadeia já prestam todo o atendimento técnico”.
Por fim, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente afirmou que o momento que todos estão passando com relação a pandemia está muito complicado, “mas com certeza precisamos focar mais nas soluções do que nos problemas. É um momento muito difícil, precisamos cautela, mas com certeza vai ser passageiro. Cada um fazendo a sua parte, tomando os devidos cuidados, vamos juntos atravessar essa situação. Um grande abraço!”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade