Search
Close this search box.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente recebe comitiva de Igrejinha

Na última segunda-feira (21), esteve em Santo Antônio um grupo liderado pelo secretário da Agricultura de Igrejinha, Neimar Luiz Parreira, e que contou com representantes dos produtores rurais, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da EMATER, da Secretaria de Agricultura e Interior e fiscais da Vigilância Sanitária (VISA) da cidade visitante, para conhecerem o trabalho realizado pelo SIM de Santo Antônio da Patrulha.
TRABALHO RESPONSÁVEL
O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cassius Peixoto, disse que essa percepção sobre as ações feitas pelo SIM/SAP é o resultado do trabalho dedicado e responsável que a equipe da SEMAM tem desempenhado. “Os avanços que temos tido em Santo Antônio da Patrulha já podem ser vistos, por exemplo, na conquista do selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que alguns empreendimentos já alcançaram e que os credencia para vendas de seus produtos até mesmo fora do estado,” comemora.
VISITAS
A comitiva foi levada em duas agroindústrias familiares, onde puderam conhecer os incentivos que a prefeitura tem dado aos pequenos produtores para manter sua plena regularidade. A redução das taxas sanitárias, o cadastro de laboratórios e o bônus metrologia, que dá desconto de 60% nas análises de produtos, assim como as adequações estruturais e os autocontroles são aspectos fundamentais do trabalho feito pelo SIM local.
APOIOS
Desde 2020 o SIM/SAP tem contado com o apoio da FURG, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Emater, da VISA e da Inspetoria Veterinária para a adequação dos estabelecimentos e o combate à clandestinidade. O setor tem também desenvolvido programas de educação sanitária e auxiliado nos projetos de empreendimentos tantos novos, quanto antigos.
BOAS PRÁTICAS
Também em parceria com a FURG e com a EMATER, foi possível a elaboração de manuais de boas práticas de fabricação e planilhas de autocontrole. Os produtores também têm tido acesso gratuito em palestras, cursos e treinamentos para melhora das práticas sanitárias e higiênicas dentro das indústrias.
Entre todas essas iniciativas de apoio, a SEMAM também disponibiliza horas de máquinas para reparos nas propriedades, saibro para auxiliar na regularização estrutural e melhorias de acessos e sanidade das áreas externas dos empreendimentos de pequeno porte.
As fiscais veterinárias do SIM/SAP, Bruna Rodrigues e Lorena Guimarães, que acompanharam a visita, informaram que “a previsão para 2023 é a de que mais três empresas sejam registradas e tenhamos pelo menos seis estabelecimentos aderidos ao SUSAF, podendo comercializar seus produtos por todo o Estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade