Secretária da Administração fala sobre comportamento da arrecadação de tributos na pandemia

Falando à Folha Patrulhense sobre o desempenho da arrecadação de tributos municipais, a secretária da Administração e Finanças afirmou que, quando foi fixado o Orçamento para 2021, foi utilizado como base, o exercício de 2020, sem previsão de aumento de receitas. “Inclusive para algumas, a estimativa enviada pela FAMURS, para base desta elaboração orçamentária, previu queda, em média, de todas as receitas de algo em torno de 6% e por isso está sendo realizado exatamente o previsto. Inclusive sem incremento financeiro externo, para ajudar a custear os gastos oriundos da pandemia, a entrada nos cofres deu-se somente em 2020 e os saldos que ficaram, já foram utilizados”.

COMPORTAMENTO DO IPTU
Referindo-se à arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano, a secretária afirmou que houve somente a aplicação do índice inflacionário. “Nossa arrecadação para este ano em comparação a 2020, foi 0,5% maior, no acumulado no período. Porém, concluímos que na prática, este percentual deixa a arrecadação de 2021 menor, em relação a 2020, pois não arrecadamos a mais nem o percentual da inflação. Mas com certeza, é reflexo da crise econômica que passamos, em virtude da Pandemia Covid-19, onde muitos, infelizmente, perderam seu emprego e precisam optar entre comer e pagar impostos”, disse Cleia Airoldi.
Por fim, disse saber que não está fácil, “tanto psicológica quanto financeiramente, para a maioria de nós, houve muitas perdas pessoais, principalmente, de familiares, colegas e conhecidos por causa desta pandemia, que veio com expectativa de duração de dias, depois passou para meses e agora já ultrapassou um ano”.
No entanto, Cleia disse manifestar a esperança de que tudo irá passar e melhorar, “para que possamos pôr em prática tanto os nossos sonhos, quanto os dos nossos gestores (prefeito e vice), que assumiram, em meio a esta “peleia” e estão se saindo muito bem. Com a volta ao “normal”, aos poucos, conseguiremos melhorar nossa arrecadação para podermos melhor atender nossa comunidade”. Para terminar, coloca a Secretaria da Administração e Finanças a disposição de todos que necessitem de seus serviços, bem como, caso queiram realizar uma visita. Não deixem de acreditar em nossa cidade”, finalizou a secretária da Administração e Finanças Cleia Airoldi.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade