Secretária Arita anuncia aumento de consultas de oftalmo no HSAP durante reunião da AMLINORTE

Preocupados com a grave situação do represamento de consultas e exames de pacientes do Litoral Norte nos municípios e hospitais da região, os prefeitos da Amlinorte estiveram em reunião com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, que anunciou, inclusive, aumento nas consultas oftalmológicas no Hospital de Santo Antônio da Patrulha. O encontro também contou com a presença do deputado estadual Luciano Silveira e da representante da Casa Civil do Estado, Elis Bueno. A presidente da Amlinorte, prefeita Márcia Tedesco, de Balneário Pinhal, relatou à secretária os casos de seu município que, em algumas especialidades, ultrapassa a casa de mil pessoas aguardando por consultas.
Os demais prefeitos também se manifestaram, destacando problemas de represamento de pacientes em Postos de Atendimento e hospitais, casos que poderiam ser rapidamente concluídos, como exames de cateterismo, que enfrentam atualmente dificuldades de realização por falta de vagas na capital.
A secretária Arita ouviu atentamente as reclamações dos prefeitos e, com sua equipe, deu alguns encaminhamentos.
Ficou definido que haverá uma nova reunião entre médicos, enfermeiros e secretários municipais de saúde, onde a equipe técnica do Estado deverá passar informações sobre o Tele Saúde e sistemas Gerint e Gercon, a fim de auxiliar na agilidade dos atendimentos. A secretaria de Saúde deverá assinar um contrato aditivo com o Hospital de Santo Antônio da Patrulha, administrado pelo Hospital Vila Nova, para aumentar o número de consultas de Oftalmologia. Há casos, como em Mostardas, de mais de dois mil casos na lista de espera.
Outra providência acordada com os prefeitos se refere aos exames de Cateterismo, que passarão a ser encaminhados ao Hospital Universitário de Canoas, que atualmente tem capacidade de atendimento para esses casos. Sobre a Operação Verão, a secretaria anunciou que serão destinados recursos na ordem de R$ 3 milhões para o Litoral Norte e Sul do Estado, que contemplarão os serviços de ambulâncias SAMU, porta de entrada de emergências dos hospitais e atendimentos clínicos. Os recursos deverão ser liberados no início de dezembro.
Os prefeitos também solicitaram verbas para reforma e ampliação das unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos municípios, que absorvem grande parte dos atendimentos da população nos municípios. A secretária Arita informou que vai estudar a possibilidade de inclusão deste item no programa Avançar na Saúde, mas que os municípios devem apresentar os projetos. Ela também destacou a importância do convênio mantido pelo Estado com o Instituto do Câncer Infantil, informando que os casos de oncologia pediátrica devem ser encaminhados por esse canal, cujo atendimento é mais acelerado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade