Search
Close this search box.

SAP recebe oficinas gratuitas de dança

Com o objetivo de democratizar o acesso à dança e fortalecer a cena cultural local, a artista patrulhense Roberta Fofonka, em parceria com a Oficina de Dança Renata Guimarães, realiza, de 28 de abril a 2 de maio, uma série de oficinas gratuitas de dança contemporânea, improvisação e balé clássico. O projeto Experimenta Dança Santo Antônio da Patrulha, aprovado no edital da Política Nacional Aldir Blanc De Fomento À Cultura, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha e Ministério da Cultura, oferece cinco dias de aulas intensivas para diferentes faixas etárias e visa criar um espaço de aprendizado e reflexão sobre o corpo e o movimento, promovendo a integração de pessoas de diversas idades e experiências. Há atividades nos turnos da manhã, tarde e noite.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas antecipadamente pelo link bit.ly/inscricoesdancasap ou presencialmente na data e local das aulas, enquanto houver vagas. Se houver dúvidas, os participantes podem entrar em contato com a produção pelo Whatsapp (51) 99565-9869.
Este projeto tem como princípio central o acesso gratuito às aulas, promovendo encontros intergeracionais em um mesmo espaço de aprendizagem. Além de um momento de prática, as oficinas incentivam a pesquisa e a reflexão sobre o corpo em movimento e suas infinitas possibilidades – temas essenciais para a dança contemporânea e para as professoras envolvidas. A proposta também prevê uma performance a céu aberto, no último dia, levando os resultados das pesquisas para o espaço público, ampliando o alcance da experiência artística para a comunidade.
Além de proporcionar vivências práticas, o projeto busca contribuir com o repertório de artistas e interessados em dança em Santo Antônio da Patrulha, explorando a arte contemporânea por meio da experimentação e da criação performativa. Durante as oficinas, serão abordados conceitos essenciais e referências que marcaram a dança contemporânea no século XX, ampliando a compreensão sobre suas possibilidades expressivas. A iniciativa também se dedica à difusão de metodologias que estimulam a experimentação e a autonomia do corpo em processo criativo.
As aulas são voltadas para público infanto-juvenil, adulto e terceira idade, e acontecem na sede da Oficina de Dança Renata Guimarães (Av. Borges de Medeiros, 561 – Cidade Alta, Santo Antônio da Patrulha-RS). É possível se inscrever em mais de uma atividade, conforme disponibilidade de vagas. Há vagas reservadas para ações afirmativas, destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIAP+.
Em celebração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril), o projeto recebe Janaína Ferrari, artista de Gravataí/RS, que dará uma oficina de improvisação em dança. O evento culmina em uma jam de dança aberta ao público e uma performance a céu aberto, dirigida por Roberta Fofonka e Renata Guimarães, que acontece no dia 02 de maio, às 19h, reunindo participantes que desejarem praticar, se apresentar e o público que quiser assistir.

PROGRAMAÇÃO

28 de abril (segunda-feira)
14h30 às 16h30 – Abertura oficial do projeto e aula Dança contemporânea e contato-improvisação com Roberta Fofonka (infanto-juvenil e adulto).
29 de abril (terça)
10h às 11h30 – Oficina com Janaína Ferrari, professora convidada;
19h30 às 20h30 – Ballet terceira idade e adulto, com Renata Guimarães.
30 de abril (quarta-feira)
14h30 às 16h30 – Dança contemporânea e contato-improvisação com Roberta Fofonka (infanto-juvenil e adulto);
19h às 20h – Contato-improvisação e composição com Roberta Fofonka (adulto).
01 de maio (quinta-feira)
19h30 às 20h30 – Ballet terceira idade e adulto, com Renata Guimarães.
02 de maio (sexta-feira)
18h às 19h – Ballet terceira idade e adulto, com Renata Guimarães.
19h – JAM de dança com os participantes do projeto, e performance a céu aberto em frente à escola.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade