Search
Close this search box.

Santo Antônio passa a ter associação médica vinculada à Saúde da Família

Surge em Santo Antônio da Patrulha uma associação formada por médicos vinculados à Saúde da Família. Com esta finalidade, conversou com a reportagem da Folha Patrulhense o médico Fábio Márcio Velasco Xavier, no Posto de Saúde da Várzea, onde também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Airoldi, que colocou o Legislativo inteiramente à disposição da AMAP. Anteriormente o vereador Gabriel Diedrich também visitou aquele médico e da mesma forma reforçou o oferecimento do presidente.
Com especialidade em Medicina da Família e Comunidade, ele explica que a Associação dos Médicos da Atenção Primária (AMAP), na qual é o presidente, é apartidária, sem fins lucrativos, o que significa que não haverá qualquer custo para a população. A AMAP é formada por médicos que já atuam no município nos postos de saúde, objetivando contribuir para a saúde dos pacientes além do que já é feito normalmente nas unidades. Nesse contexto entram várias ações que podem ser realizadas. “Surgiu com a intenção de trazer uma união maior dos médicos em prol da saúde da população.”
CONTRIBUIÇÃO MAIOR
A AMAP surgiu de uma percepção de que os médicos poderão contribuir muito mais com a população do que no ambiente do consultório, mesmo sendo este, um momento importante.
Um detalhe que chama a atenção é que cinquenta por cento da população já é atendida pelos médicos deste grupo. É que cada profissional atende em média de 3 a 4 mil pacientes nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos.

QUEM SÃO OS MÉDICOS
A AMAP é formada por seis médicos da Medicina da Família, todos já atuando nos postos em Santo Antônio e que são eles: Fábio Márcio Velasco Xavier (Posto da Várzea 1), Virgínia Marques Bestetti, atuando Posto de Saúde da Várzea II, Caio Everton da Silva Lima (ESF Menino Deus), Natalha Gonçalves Pereira (Posto de Saúde Central), Anderson Vieira da Costa, até então no Posto Central, e Gabriel Ferrando Nascimento (Posto de Saúde Olívio Gil dos Santos – Bom Princípio).

PRIMEIROS PASSOS
“Por enquanto estamos num processo de crescimento pois a entidade foi recém fundada. Trará várias opções como palestras, encontros, mas procura inicialmente a divulgação em meios de comunicação como a FOLHA PATRULHENSE e Rádio Itapuí sobre as propostas da AMAP, bem como sugestões que possam beneficiar a saúde da população dentro do embasamento científico que preconiza a essencialidade de Medicina da Família e Comunidade, em um conceito mais amplo”, acrescenta o dr. Fábio Márcio que prossegue: “Não são apenas propostas, mas estudos da Medicina para que possam ser levadas ao Poder Público (Executivo e Legislativo) a fim de serem discutidos de uma forma saudável que possa trazer algum resultado”.

ESTRUTURAÇÃO
Sobre o Saúde da Família o médico Fábio Márcio salienta: “Hoje vejo essa questão bem estruturada com vários profissionais atuando nos postos em cada equipe, lógico que enfrentando dificuldades de várias formas, mas o fundamental é que já está acontecendo pois existe uma intenção da administração municipal de valorizar a atenção primária por ser uma prevenção, existindo já um funcionamento bem efetivo, que pode ser aperfeiçoado e melhorado. Vejo com bons olhos”.
Para amplo conhecimento a entidade já está com Instagram, porém ainda em off, devendo entrar em atividades em seguida e que atuará para o contato direto voltado principalmente para a população, porém tudo girando em torno do objetivo que é o de realizar ações fora do ambiente do consultório. O primeiro passo a ser dado, será a divulgação nos meios de comunicação como a FOLHA PATRULHENSE e Rádio Itapuí sobre os objetivos da entidade, além de divulgação de matérias sobre temas específicos da Saúde da Família.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade