SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA PREPARA 36ª FENACAN

A maior festa de Santo Antônio da Patrulha, a 36ª Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz (FENACAN), acontece nos próximos dias 9 a 20 de agosto, no Parque do Ginásio Municipal Caetano Tedesco. A entrada para todos os shows será gratuita.


Com uma estrutura de 4.000m², as instalações da FENACAN tem capacidade para 100 expositores comercializarem seus produtos, além de dois palcos, que vão receber cerca de 70 apresentações. Apenas a área para o público acompanhar os shows no principal espaço da festa, o Palco FENACAN, conta com 1.800m². Está confirmada a presença da dupla Guilherme e Benutto, do humorista Paulinho Mixaria, dos conjuntos Rock de Galpão, Portal da Serra e Estação Fandangueira, bem como dos cantores tradicionalistas Luiz Marenco e Jairo Lambari, dentre diversas outras atrações.
Nos dias 11 a 13 de agosto, em paralelo a festa, acontece a 36ª Moenda da Canção, um dos mais tradicionais festivais de música do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como a 12ª Moenda Instrumental. No dia 11 também será realizada a 2ª Moendinha da Canção, nas categorias mirim, de oito a 12 anos, e juvenil, de 13 a 17 anos. A festa ainda oferece praça de alimentação, feira de produtos e serviços, parque de diversões, serviços da Unidade Móvel de Saúde e artigos típicos, além das apresentações artísticas e da 13ª Feira Municipal do Livro.
SHOW
A principal atração da festa é o show nacional de Guilherme e Benutto. A dupla conta com grandes sucessos como “Pulei na Piscina”, “Flor que se cheira” e “Amor Descartável” e vai agitar a FENACAN com um show que promete ser o ápice da festa. Eles se apresentam no Palco FENACAN, no dia 20, às 21h, encerrando o evento.


Interpretado por Paulo Roberto Alves da Silva, Paulinho Mixaria é um dos humoristas mais populares do sul do Brasil. Conhecido como “Humorista das Famílias”, por não usar palavrões em seus shows, ele se apresenta no Palco FENACAN, no dia 16, às 20h.
O típico tradicionalismo gaúcho estará representado no Palco FENACAN em dois espetáculos. Na primeira noite da festa, no dia 9, às 21h, Jairo Lambari Fernandes apresenta seu amplo repertório, composto por muitas canções premiadas em festivais de música. Na noite seguinte, um dos mais celebrados artistas do nativismo gaúcho chega à FENACAN. Luiz Marenco traz seus sucessos, como “Batendo Água” e “Quando o Verso Vem Pras Casa”, no dia 10, às 20h30.
A festa também vai ter dois bailes. Encerrando a programação do dia 18, na virada de sexta para sábado, à meia noite e meia, se apresentam Rafa Batista e Banda, um dos conjuntos patrulhenses mais celebrados do momento. Na noite seguinte, 19, à meia noite, é a vez de Estação Fandangueira, um dos grupos mais populares do atual momento na tchê music. Outros artistas de som contagiante também passam pelo Palco FENACAN, com destaque para Banda GDÓ, dia 16, às 23h; Portal da Serra, dia 17, às 19h30; Jonathan Pacheco, dia 17, às 21h30; e Vozes do Tchê, dia 18, às 21h.
Na virada do dia 11 para o dia 12, à meia noite e meia, acontece o primeiro pós-Moenda, com show da banda Barbarella, uma das mais antigas do Brasil. Na noite seguinte, entre os dias 12 e 13, o pós-Moenda contará com duas apresentações do estilo. O rock também terá espaço no Palco FENACAN. O conjunto Rock de Galpão sobe ao palco à meia noite e meia, com sua sonoridade que mistura rock com releituras de músicas tradicionalistas. Em seguida, a partir das 2h, os patrulhenses da Percivais encerram a madrugada rockeira. A segunda semana da festa também tem rock, com grupo Crossover, dia 18, às 19h, e Lais Tetour, no dia 19, às 20h.
Além de todas essas atrações, estão agendados para o Palco FENACAN diversos outros espetáculos, de artistas regionais, dos mais variados estilos e tendências. Outra atração é o Espaço Açores, que receberá apresentações mais intimistas.
FEIRA DO LIVRO
Um dos destaques da programação da FENACAN é a 13ª Feira Municipal do Livro, de 9 a 13 de agosto. A abertura do evento, às 19h30 do dia 9, será com um painel sobre a trajetória da instituição homenageada desta edição, o Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha (IHG), e da patrona da Feira, a escritora patrulhense Rosalva Rocha.
De 9 a 11 de agosto, serão recebidos os alunos das escolas do município. Dia 9, as crianças da educação infantil e da pré-escola do ensino fundamental terão contação de histórias com a escritora Cacá Melo e o educador musical Alessandro Torres. No dia 10, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental vão assistir a peça de teatro “Tri Porquinhos”, com a trupe de atores da Editora Gaúcha, além de hora do conto, com a obra “O Livro da Gentileza”. No dia seguinte, os jovens do ensino fundamental, anos finais, participam do workshop “Conversas Cruzadas”.
AGRICULTURA FAMILIAR
Dos dias 16 a 20 de agosto, após o encerramento da Feira do Livro, a FENACAN passa a oferecer um pavilhão dedicado especialmente à agricultura familiar. Serão comercializados produtos típicos e artigos coloniais das agroindústrias do município, artesanato e pescado. O local vai receber, no dia 19, ao meio dia, a Paella Campeira do Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA), acompanhada de degustação de arroz doce, que será servida para cerca de mil pessoas .

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade