O salão nobre do Colégio Santa Teresinha sediou na manhã deste sábado (23/08), a segunda edição do CST em Foco que este ano teve como tema Ecologia Integral: Ciência e Compromisso com o Futuro do Planeta.
Os alunos apresentaram trabalhos que chamaram a atenção dos que tiveram a oportunidade de ver a mostra, que aconteceu no período da manhã, quando os estudantes apresentaram as pesquisas feitas em sala de aula durante o ano.
O diretor da Escola, Oldemar Holmann, a vice-diretora Savana Oliveira, que é professora universitária e a Provincial das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Irmã Marusane, elogiaram o trabalho e a dedicação dos estudantes para a realização das tarefas trabalhadas.
A DIREÇÃO
Para o diretor daquele Educandário, a exposição foi muito importante, porque inclusive representou muito trabalho por parte dos alunos, sendo reconhecido pelos pais e demais pessoas que compareceram à exposição.
“A Escola, depois de superar algumas dificuldades, está num bom momento e com apoio dos pais e da comunidade escolar cada vez mais se consegue realizar um trabalho diferenciado nesta Instituição”.
Reconheceu Oldemar que os alunos trabalharam muito dentro e fora das salas de aula, sendo importante a presença dos pais e familiares naquele momento.
A vice-diretora professora universitária Savana de Oliveira disse que o trabalho é resultado de reorganização com enfoque para o método científico, sendo recebido muito positivamente pela comunidade. “É maravilhoso receber os pais prestigiando as pesquisas desde a educação infantil até o ensino médio e trazendo esta potência que é o Colégio Santa Teresinha para toda a comunidade.”
Explica Savana que no começo do ano letivo foram divulgadas para os professores as diretrizes desse formato de mostra científica, conhecendo todas as etapas da organização. Houve uma divisão por categorias, com os professores tendo tempo para organizar e para montar a pesquisa com os alunos.
PROVINCIAL
Já a Provincial das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Irmã Marusane estava maravilhada com os trabalhos feitos pelos alunos do Santa Teresinha.
“É uma alegria ver o pessoal prestigiando o trabalho e também pelo investimento feito pelos educadores por trazer o máximo para os alunos, bem como também pelo investimento feito pela direção para trazer o máximo para os alunos para seu aprendizado. Esta mostra traz uma alegria para mim e para as famílias, por ver o quanto estas crianças estão dando de si no aprendizado, nas relações mútuas. Vimos muitos trabalhos excelentes, com alunos apresentando aquilo que produziram ao longo do ano e ao longo da história. Os pequenos estão muito felizes mostrando o que têm aprendido aqui e estão fazendo isso com satisfação e isso traz para nosso colégio alegria de mostrar para a comunidade o quanto é possível por uma Educação que preza pela integridade do aluno, pelo conhecimento porque ele aprende, um com o outro e como isso é fundamental, porque Madre Tereza, quando iniciou a Educação com os alunos há quase 200 anos, era esse o seu sonho: A Educação precisa ser ampla e é o que está acontecendo aqui”, salientou a Provincial.
PROFESSOR PASQUITANÊS
O professor Rafael dos Santos, ao falar sobre o evento, destacou um aspecto muito importante: a presença do professor pasquitanês Shams Ali Baig. Não falando português, ele, que é professor universitário de Química no Paquistão, trabalhando com Química Ambiental e Tratamento de Águas e sendo atualmente professor visitante no PPGQTA, interagiu com os alunos que têm conhecimento de inglês e atuando com Rafael como intérprete para os demais, para uma troca de ideias a respeito do sentido daquela mostra científica. O visitante falou sobre sua visão a respeito do trabalho e o que é necessário melhorar, mas gostou bastante do que viu e apreciou o engajamento dos alunos.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura