Santa Casa remodela Serviço de Cardiologia no Hospital Dom João Becker

A Santa Casa de Misericórdia está ampliando a sua atuação em Cardiologia no Hospital Dom João Becker. Uma nova equipe de professores e residentes da Unisinos passa a atuar de maneira efetiva no hospital, em Gravataí. O objetivo é de propiciar uma cobertura mais abrangente e dar maior resolutividade, a partir de novos processos assistenciais, seja para pacientes do Sistema Único de Saúde (avaliações pré-cirúrgicas), de convênios e particulares (consultas e exames).

De acordo com o cardiologista Rafael Beltrame, as alterações vão contribuir para um atendimento individualizado e atento a cada paciente. “Estamos pensando em uma ampla reformulação, que inclui digitalização de exames complementares, estruturação do atendimento ambulatorial e a criação de agendas específicas para cada cardiopatia”, afirma. A ampliação da grade de exames disponíveis também está nos planos para 2022. Além de Rafael, o serviço passa a contar com a coordenação do Drs. Fernando Barros e Lucas Faganello.

Para a direção do Hospital, a remodelação é um movimento natural, gerado a partir das necessidades do município. “Já contávamos com um serviço de qualidade e agora vamos atender mais gravataienses. A equipe de cardiologistas da Unisinos nos dá tranquilidade para mantermos a excelência, mesmo com a crescente demanda ”, afirma o superintendente do HDJB, Antonio Weston. Em 2021, foram 1.891 consultas e 11.415 exames, número que deve aumentar em razão da ampliação do Serviço de Cardiologia e o fim da pandemia.

O coração dos gravataienses

De acordo com Rafael Beltrame, a população de Gravataí sofre em geral das mesmas patologias que a maioria dos municípios gaúchos. Infarto, angina, hipertensão e insuficiência cardíaca estão entre as mais frequentes no município. “Geralmente, o coração é um órgão que desperta muito medo e gera preocupação. O problema é que essa preocupação costuma aparecer somente após o surgimento de algum sintoma indicativo de doença já estabelecida”, afirma. Segundo o cardiologista, a prevenção e o tratamento dos principais fatores de risco são fundamentais para a saúde do coração. Checkup a partir dos 30 anos de idade, com monitoramento de colesterol, pressão e glicose é a alternativa mais indicada para evitar cardiopatias.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade