Santa Casa cria Serviço Integrado de Reabilitação no Hospital Dom João Becker em Gravataí

 

 

A reabilitação de pacientes, visando melhor qualidade de vida, se faz ainda mais necessária em tempos de pandemia. Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia está trazendo para Gravataí toda a sua expertise na área e criando o Serviço Integrado de Reabilitação (SIR) junto ao Hospital Dom João Becker. A estrutura vai contar com uma equipe multidisciplinar, que inclui fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros profissionais de saúde. O SIR vai atuar, não só em pacientes que estão em fase de recuperação da Covid 19, mas também em qualquer outro tipo de reabilitação cardiopulmonar e metabólica.

A pandemia acelerou a criação do serviço. A maioria dos pacientes com coronavírus necessita de procedimentos avançados de reabilitação, seja na fase de hospitalização ou após a alta hospitalar. “Usamos técnicas de fisioterapia motora e respiratória e agora estamos utilizando a eletroterapia para ganho de força muscular”, comenta o supervisor de fisioterapia, Christian Coronel. O Dom João Becker já conta com uma equipe de fisioterapeutas que atua nos pacientes internados, minimizando sequelas deixadas pelo vírus. E recentemente agregou mais doze profissionais, devido ao aumento da demanda. Ao todo, são 19 fisioterapeutas atuando nos três turnos, que também vão estar à disposição do SIR.

O Serviço Integrado de Reabilitação vai funcionar inicialmente no 5º andar do hospital. O objetivo é de até o final de 2021 levar a estrutura para o Multicentros, no prédio anexo. “Montamos um time com grande capacidade técnica para otimizar o processo de recuperação de pacientes que enfrentam as mais diversas enfermidades, não só COVID-19. Colocamos à disposição de Gravataí o que a Santa Casa oferece de melhor nesse segmento”, afirma o diretor médico do Hospital Dom João Becker, Fernando Issa.

VÁRIAS FRENTES

Para a Santa Casa, a instalação do Serviço Integrado de Reabilitação tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida e um melhor desempenho da saúde funcional da população de Gravataí e região. Conforme explica o coordenador de Fisioterapia da Santa Casa, Rodrigo Plentz, o Hospital Dom João Becker passará a contar com o mais moderno sistema de avaliação e tratamento fisioterapêutico. “Esse sistema irá atuar em diferentes frentes, envolvendo desde problemas respiratórios, cardiovasculares, ortotraumatológicos e dermato-estéticos”, detalha o profissional.

A partir desta segunda-feira (12/04) está aberta a agenda para marcação de consultas. Inicialmente o Serviço Integrado de Reabilitação do Hospital Dom João Becker vai atender nas modalidades convênios e particulares. Mais informações pelo fone (51) 3213-7524.

 

Via Ascom/HDJ Gravataí

Foto: Divulgação

Do Blog Info do Vale Notícias

 

Observação do administrador da página: a segunda da esquerda para a direita na primeira fila (de verde) é minha filha Mayara, fisioterapeuta.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade