Com 3.716 votos, o líder sindical Samuel Santos foi o candidato mais votado em Santo Antônio da Patrulha para a Assembleia Legislativa.
Mesmo não tendo conseguido ficar entre os 55 integrantes do Parlamento gaúcho, ele se considera muito feliz. “Fico com a sensação do dever cumprido. Obviamente que nosso objetivo era conseguir mais para ser o primeiro candidato eleito de Santo Antônio para representar os trabalhadores e trabalhadoras na Assembleia Legislativa”, afirma Samuel, para prosseguir: “Muito me honra entrar pela primeira vez na política, sendo o mais votado em SAP, porque apresentamos propostas concretas, discutindo ideias sem agressividade e isso refletiu na votação”.
A ideia de concorrer é parte do projeto político da FETAG que possui 321 sindicados no Estado para eleger dois deputados federais e dois estaduais. O convite para que concorrêssemos partiu dos sindicatos de trabalhadores rurais do Litoral Norte e acabei aceitando”.
Samuel reafirma se considerar vitorioso por ser um momento diferente da política, tendo apresentado um projeto político pedagógico. Foram propostas pensadas pelo coletivo dos trabalhadores no Estado.
É sua intenção seguir se preparando para que nas próximas eleições possa contribuir ainda mais com vistas às eleições de 2024.
Sua decisão ocorreu há 15 meses ao conversar com a família, mas naquele momento não era de concorrer, mas sim, entrar para a política. Somente depois é que disse o “sim” para o projeto da FETAG. Destacou ainda que o PT em Santo Antônio cresceu muito em virtude de sua candidatura.
Quanto às alianças para o segundo turno, Samuel Santos diz que o Partido no Estado está discutindo e que tudo depende das alianças.
Por fim, afirma que já está se engajando na campanha para o segundo turno e quem sabe, descansar um pouco para retornar em novembro à presidência do Sindicato. Mas já avisa: cumprirá seu mandato por mais dois anos, por entender que este, não é cargo vitalício.
E renova o agradecimento a todos quantos depositaram a confiança em seu projeto político.
NO LITORAL
A votação no Litoral Norte foi expressiva: em torno de 6 mil votos assim distribuídos:
Santo Antônio da Patrulha: 3716 (o mais votado), Arroio do Sal: 30, Osório: 286;
Tramandaí: 109, Capão da Canoa:152, Torres: 266; Imbé: 41; Xangri-lá: 52;
Mostardas: 44; Capivari do Sul: 29; Três Cachoeiras: 380; Palmares do Sul: 128; Cidreira: 9; Mampituba:132; Três Forquilhas:170;Morrinhos:140;
Maquiné: 232; Itati: 80; Caraá:259.