Rio Grande do South Summit

Por Eduardo Leite, governador do Estado.

Quando viajamos a Madri no segundo semestre de 2021 e o governo do Rio Grande do Sul conseguiu fechar o acordo que trouxe o South Summit para Porto Alegre, sabíamos que estávamos dando um passo ousado, mas necessário. Trazer para a capital gaúcha um dos maiores eventos de inovação do mundo iria nos conectar com uma plataforma global de negócios capaz de nos transportar para um estágio avançado. Fizemos mais do que isso: não só trouxemos o evento, mas o mantivemos até 2027.

Estamos construindo uma história incrível na área da inovação. Como o Rio Grande do Sul colocou esse tema no centro de sua estratégia de desenvolvimento, agora contamos com um canal privilegiado e efervescente como o South Summit para nos impulsionar ainda mais. Por meio do evento, o ecossistema local encontra um caminho de crescimento organizado e sustentável, multiplicando oportunidades a partir do fomento articulado às startups.

É notório que o Rio Grande do Sul já colhe os frutos, há alguns anos, da decisão de apostar na inovação. Não à toa, somos considerados o Estado mais inovador do Brasil. Conquistamos o posto por dois anos consecutivos (2021 e 2022), eleitos pelo Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). O número de startups aqui também cresce vertiginosamente: mais de 70% apenas em 2022.

Entre as razões para o crescimento, certamente está a interiorização de políticas públicas de inovação, por meio do programa Inova RS. Mapeamos o Estado em oito ecossistemas regionais como uma estratégia de dividir esforços para multiplicar resultados, garantindo que as iniciativas cheguem de forma equilibrada a todo o território gaúcho.

O desafio, agora, é continuar ampliando os horizontes e tratar a inovação não apenas em sua dimensão tecnológica. Precisamos induzi-la como um meio para desenvolver outras dimensões prioritárias da vida coletiva do nosso Estado, entre elas a educação. Afinal, são investimentos que se revertem em mais qualidade de vida. Esse é o nosso objetivo maior, e certamente é a porta que o South Summit abre em direção ao futuro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade