RGE encontra ligação clandestina em padaria do Nova Conquista

Equipes da RGE executaram nesta segunda-feira, 12, mais uma ação de combate a fraudes e furtos de energia elétrica na cidade de Gravataí. Executada em conjunto com a Polícia Civil, a ação vistoriou estabelecimentos comerciais no bairro Nova Conquista. A equipe de fiscalização encontrou irregularidades em pelo menos um empreendimento. Uma padaria estava desviando energia antes do medidor através de ligações irregulares. A fraude foi desfeita, o ramal foi removido, com a posterior instrução de regularização. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante.

A ação faz parte da campanha de segurança pública do governo estadual #TECUIDARS, que visa coibir a circulação e inspecionar comércios durante a bandeira preta – de altíssimo risco de contaminação por coronavírus – no RS. As ligações clandestinas (gatos) e quaisquer outras irregularidades são investigadas permanentemente pela concessionária, através de fiscalização e monitoramento constante. Estas ligações caracterizam furto de energia elétrica, o que é crime. Além disso, qualquer ligação clandestina pode ocasionar acidentes graves com risco à vida, e causar interrupção no fornecimento de energia para uma grande região.

Para cobrar os valores não pagos por quem furta energia, a RGE faz o cálculo do que foi consumido e emite a fatura. Muitas vezes, não é possível cobrar esse consumo e os custos são rateados entre todos os demais clientes regulares, conforme estabelece a legislação do setor elétrico.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade