RGE encontra ligação clandestina em padaria do Nova Conquista

Equipes da RGE executaram nesta segunda-feira, 12, mais uma ação de combate a fraudes e furtos de energia elétrica na cidade de Gravataí. Executada em conjunto com a Polícia Civil, a ação vistoriou estabelecimentos comerciais no bairro Nova Conquista. A equipe de fiscalização encontrou irregularidades em pelo menos um empreendimento. Uma padaria estava desviando energia antes do medidor através de ligações irregulares. A fraude foi desfeita, o ramal foi removido, com a posterior instrução de regularização. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante.

A ação faz parte da campanha de segurança pública do governo estadual #TECUIDARS, que visa coibir a circulação e inspecionar comércios durante a bandeira preta – de altíssimo risco de contaminação por coronavírus – no RS. As ligações clandestinas (gatos) e quaisquer outras irregularidades são investigadas permanentemente pela concessionária, através de fiscalização e monitoramento constante. Estas ligações caracterizam furto de energia elétrica, o que é crime. Além disso, qualquer ligação clandestina pode ocasionar acidentes graves com risco à vida, e causar interrupção no fornecimento de energia para uma grande região.

Para cobrar os valores não pagos por quem furta energia, a RGE faz o cálculo do que foi consumido e emite a fatura. Muitas vezes, não é possível cobrar esse consumo e os custos são rateados entre todos os demais clientes regulares, conforme estabelece a legislação do setor elétrico.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade