Search
Close this search box.

Rádio Itapuí FM completa 74 anos de fundação

Nesta terça-feira (22) a Rádio Itapuí FM completou 74 anos de existência.
Surgida em 22 de agosto de 1949, quando poucas emissoras existiam no Estado, a então Rádio Sulina chegou, graças à iniciativa dos Irmãos Ioschpe que viam naquela iniciativa um bom investimento para a região.
E foi assim que os primeiros acordes da Emissora foram ao ar, captados por ainda poucos receptores de rádio existentes.
Com o tempo, os irmãos fundadores desinteressaram-se pelo negócio e a emissora passou às mãos de Mário Póvoas e após, para uma sociedade na época liderada pelo Padre Albino Ruwer e outras pessoas da comunidade.
Foi então designado gerente o sr. Antônio Gomes Ferreira, popular Antônio Padeiro.
A rádio tinha como um dos seus fortes segmentos o de divulgar as famosas dedicatórias, que eram uma homenagem que alguém de determinada família fazia para algum aniversariante, que o interessado angariava as homenagens que tinham um custo simbólico que depois era repassado à emissora para a divulgação das músicas escolhidas para homenagear o aniversariante.
E quando começava a hora do chamado Carnê Social, as famílias, reunidas, assistiam as homenagens divulgadas pela rádio, acontecendo, não raro, bailes que eram cadenciados pelas músicas rodadas pela Sulina.
Sempre enfrentando dificuldades financeiras, a emissora terminou sendo vendida em 1967 a um grupo de comerciantes e empresários patrulhenses através de uma entidade denominada CODESAP (Conselho para o Desenvolvimento de Santo Antônio da Patrulha), que assumiu os destinos da rádio em dois de abril de 1967.
A emissora deu, então, um salto em qualidade.
Com a escolha pelos novos diretores (Carlos Sillero – diretor presidente e Francisco de Oliveira Salazar (diretor comercial), de um diretor artístico vindo de Porto Alegre e sua esposa Juracy Pointevint Pinto), foi fundado o departamento de radiojornalismo, departamento de radioteatro, departamento de esportes e outras novidades para a época.
A emissora marcou uma nova etapa na radiodifusão em Santo Antônio com este avanço significativo modernizando seu equipamento na época e dando mais agilidade à tradicional emissora.
Ainda com o nome de Rádio Sulina ela passou a ser denominada Radiodifusão Patrulhense Ltda, até que se obteve a mudança para Rádio Itapuí, o que perdura até hoje.
Com o tempo, seu atual diretor Nelcy Souza que já era sócio, foi adquirindo quotas de outros acionistas, passando à condição de sócio majoritário.
FM
Com o tempo e por determinação do Ministério das Comunicações, a emissora, a exemplo das demais que ainda operam em AM, teve que migrar para o FM. Foram necessários novos investimentos até que o objetivo fosse alcançado, o que se conseguiu em meados deste ano.
Hoje a emissora opera na frequência de 100.3 mHz, com um som de alta qualidade e com alcance, ainda não dimensionado, mas que abrange numerosos municípios da região.
Por isso, nesta data, a Rádio Itapuí FM está de parabéns por ter dado este salto significativo, o que já era um sonho da emissora de Santo Antônio da Patrulha.
Parabéns, Rádio Itapuí pelo seu aniversário transcorrido nesta terça-feira e por ter finalmente migrado para o FM.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade