A partir de primeiro de janeiro de 2025 estará assumindo a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social a servidora concursada do município Cinara Santos.
Patrulhense, nascida em 1978, ela é filha de Sirlei da Silva Santos e Nagildo Luiz dos Santos (in memoriam). Casada com Rozélio da Silva Souza, é mãe de Caio e de Caetano. Assistência Social formada pela PUCRS, ela é servidora pública há 12 anos.
“Iniciei no serviço público trabalhando na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, executando a política de assistência social, participei efetivamente da implantação do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), onde fui coordenadora. No ano de 2020, fui convidada para coordenar o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Nesse período, fui transferida para a Secretaria Municipal de Saúde, onde há dois anos exercia a minha profissão”, relata a nova secretária salientando que é apaixonada pelo Serviço Social, “profissão que escolhi por conta das vivências de desigualdades sociais e por acreditar numa sociedade mais justa e igualitária.”
CONVITE
O convite feito pelo prefeito Rodrigo Massulo e pelo vice Marcelo Gaúcho, como ela própria afirmou, “inicialmente, representa uma honra indescritível, remete o reconhecimento do meu trabalho e dedicação com a prestação dos serviços à população. Sempre procuro dar o meu melhor em tudo que faço, e este convite vindo do prefeito Rodrigo e do vice-prefeito Marcelo me fez refletir que estava sendo observada enquanto exercia a minha obrigação, sem pretensão. Isso tudo me deixa muito feliz, visto que aconteceu tudo naturalmente.”
Cinara destaca também que este convite representa, também, um grande desafio, visto que, conforme afirma, é uma secretaria complexa, que trata de situações de vulnerabilidade social vivenciadas pelos patrulhenses, que chamamos de sujeitos, gente como a gente. “Temos um compromisso imenso de proporcionar condições de acesso a direitos capazes de causar mudanças importantes nas vidas das pessoas.”
PROJETOS
Cinara Santos já tem definidos os projetos que deverá desenvolver enquanto Secretária que estão voltados para a elevação da qualidade dos serviços prestados, reconhecendo a execução das políticas públicas inerentes como essenciais para a sobrevivência humana. “Pretendo desenvolver estratégias que despertem o sentimento de pertencimento da população usuária, através do fortalecimento dos serviços enquanto espaços de proteção social.
Será uma gestão democrática, planejada e executada coletivamente entre as equipes, com muito diálogo, integração, trabalho multiprofissional e fortalecimento da rede intersetorial.”
Ao ser indagada sobre seu vínculo forte com pessoas que enfrentam problemas de saúde mental, Cinara disse estar se desligando de um serviço de saúde mental, o CAPS, para assumir a gestão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. “Por quatro anos, estive exercendo o serviço social diretamente na respectiva política. Durante esse período, desenvolvi um forte vínculo com esse público, experiência que fortaleceu a necessidade do trabalho em rede intersetorial, visto que a vulnerabilidade emocional tem fator causal, na maioria das situações, a questão social.”
STDS HOJE
Referindo-se à Pasta que ela irá assumir, disse ter inicido o processo de transição junto da secretária Milena Mohr e sua brilhante equipe no dia 16/12/2024. “Estou percebendo que a Secretaria está administrativamente organizada e possui equipes com capacidade técnica para exercer as respectivas funções. Aproveito para parabenizar a secretária pelo brilhante trabalho e pela construção destas equipes. Em poucos dias, ficou evidente que, com essa equipe engajada na construção coletiva, faremos um trabalho de excelência.”
SUA INDICAÇÃO
Por fim, disse aproveitar para agradecer pela indicação do partido PDT, no qual está filiada. “E de coração agradeço ao prefeito Rodrigo e ao vice Marcelo pela confiança e reconhecimento, cuja honra me comprometem a exercer a função atribuída com maior comprometimento e profissionalismo. Deixo esta mensagem para esses sentimentos representar: ‘Eu tropeço no possível, e não desisto de fazer a descoberta do que tem dentro da casca do impossível’ (Carlos Drummond de Andrade).”