Qualificação profissional para 100 pessoas com deficiência tem início

Com bolsa-auxílio de R$ 500, cidadãos com deficiência visual, física, intelectual e surdos participarão dos cursos de auxiliar de produção e auxiliar administrativo.

A tarde desta segunda-feira (7/11), foi de mais um passo para o protagonismo das pessoas com deficiência de Gravataí. Em uma cerimônia no CTG Aldeia dos Anjos, com mais de 150 pessoas, intérprete de Libras e a presença do prefeito Luiz Zaffalon, 100 pessoas com deficiência deram início aos cursos de qualificação profissional. “Gravataí é pensada para todos, e as empresas estão esperando profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis e, vocês, a partir de hoje, dão um passo muito importante para essa inserção no mercado de trabalho”, disse o prefeito Zaffalon.

O curso vai oferecer qualificações nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de produção. Além da capacitação, os participantes receberão uma bolsa-auxílio mensal, durante o período de aulas. A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Gravataí (CMDPD) e da Prefeitura de Gravataí, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM), e do Ministério Público do Trabalho.

Conforme a secretária municipal substituta da SGCOM e uma das idealizadoras do projeto, Patrícia Lisboa, para os surdos e para as pessoas com deficiência física e visual os cursos serão lecionados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), sendo divididas as turmas em 30 alunos com deficiência visual e física. Já para as pessoas com deficiência intelectual, a capacitação ficará sob a responsabilidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Patricia relembrou alguns dos feitos do governo municipal na busca pela inclusão e pela acessibilidade. O Orcan My Eye, as rotas acessíveis, os programas de inclusão nas escolas e a construção do Centro Municipal de Educação Especial Irmã Soledade foram algumas das iniciativas citadas por ela. “Queremos uma cidade para todos, um município que inclua as pessoas com deficiência em todas as áreas, e esta é a oportunidade de cada um dar um passo fundamental para uma vida de protagonismo. É um dia de festa para todos nós, pessoas com deficiência”, destacou.

O vice-prefeito Dr. Levi Melo descreveu o momento como ímpar: “Para nós, que estamos à frente de uma cidade, é um privilégio poder participar de um momento tão significativo na vida das pessoas com deficiência”. Sentimento partilhado pelo presidente do CMDPD, Roberto Barbosa, e pela presidente da APAE, Márcia da Silva, que, emocionada, destacou a importância da capacitação na vida de cada um. “Tenho certeza de que este curso vai impactar na vida de cada participante”, complementou. Sobre o processo de inclusão dos alunos no Senac, o diretor da instituição, Gideão Monteiro, garantiu: “Nossa escola é pensada para todos”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade