No sábado, o balneário da Lagoa dos Barros foi palco do retorno do projeto Lagoa sem Lixo, Lagoa de Luxo. O evento foi protagonizado pela conscientização dos que frequentam o conhecido local no sentido de que dêem mais atenção à limpeza, descarte correto do lixo e ajuda no sentido de impedir danos ao patrimônio.
O prefeito Rodrigo Massulo afirmou que através das secretarias da Cultura, Turismo e Esportes e da Agricultura e Meio Ambiente também foram realizadas diversas melhorias como o calçamento da orla que está em fase bastante adiantada que compreende o trecho existente entre o viaduto da freeway e o acesso à ERS-030.
MELHORIAS
Massulo disse que o município investiu em outras atrações como a mudança do campo de futebol que era de areia, para grama. “Agora temos o Lagoano que está atraindo desportistas para a Lagoa. Estamos, além disso, construindo ao lado uma quadra de beach tênis que está em fase avançada, porque em fevereiro teremos o primeiro campeonato desta modalidade esportiva. Estamos também trazendo atrações, como a do Raffa Batista e banda que movimentaram o balneário no sábado. E além disso temos investimentos, como reforma dos banheiros, uma parceria com a RAC Saneamento. Um empreendedor da cidade inaugurou uma imagem de Nossa Senhora no camping o que também atrai o turismo religioso, já tendo sido celebrada uma missa no local. A servidora Sílvia está permanentemente no local recolhendo lixo e distribuindo sacos conscientizando os frequentadores para que coloquem o lixo em containers”, disse o prefeito Massulo.
SACOS DE LIXO
Na ação de sábado foram distribuídos sacos de lixo aos frequentadores, além de pequenos saquinhos a serem colocados no câmbio do veículo. Este material foi confeccionado pelas secretarias da Cultura, Turismo e Esportes e da Agricultura e Meio Ambiente.
ETE
Referindo-se à questão judicial relacionada com a intenção do município de Osório em lançar seus efluentes na Estação de Tratamento de Esgotos da Lagoa, o prefeito lembrou já terrem sido contratados estudos com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro para que se possa provar que o despejo de dejetos causa, sim, danos, se for autorizada a despejar seu esgoto naquele balneário. “Não somos contra a instalação da ETE de Osório, mas sim contra o local que foi escolhido e brigaremos até o fim para evitar que o despejo aconteça”.
Falando a respeito da campanha de conscientização iniciada no ano passado o prefeito disse que melhorou desde 2021 “mas é claro que tem muito a avançar”.
Destacou que a Lagoa está muito bem frequentada. E shows acontecerão em fevereiro e março a exemplo do que aconteceu no dia oito quando Raffa Batista e Banda empolgaram a multidão presente.
Massulo disse por fim, que de acordo com relatos dos bombeiros, num dos últimos fins de semana mais de 3 mil pessoas estiveram presentes no balneário.