Search
Close this search box.

Projeto de restauração do Museu Caldas Júnior é apresentado à comunidade

O projeto executivo de arquitetura e engenharia para a restauração do Museu Caldas Júnior foi apresentado para empresários e comunidade patrulhense, na noite de terça-feira, dia 30 de maio, no Plenário Euzébio Barth, da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha.
A Presidente do Museu, Rosalva Rocha lembrou que o processo de restauração será algo único na história da cidade. Ela explicou ao público todo o processo desde a interdição no ano de 2021 até a conclusão do projeto em março deste ano. “É um projeto audacioso que poderá ser concebido com a participação ativa do empresariado e da comunidade patrulhense. Estamos otimistas, temos que obter quatro milhões, esse é o nosso objetivo agora e confio que vamos alcançar”, disse Rosalva Rocha.
Logo após o pronunciamento da Presidente da Fundação, foi exibido o vídeo intitulado “Museu pede socorro”, produzido pela ASCOM – Assessoria de Comunicação Social da prefeitura e que contou com a participação de Gustavo Henrique dos Santos, que interpretou Caldas Júnior na infância. Os presentes conheceram o projeto por meio de uma maquete digital, dando o real significado ao futuro do Museu.
Para o Diretor do IPHAE, arquiteto Renato Savoldi responsável pela aprovação da proposta de restauro do prédio tombado pelo Estado no ano de 2013, devolver o acesso ao Museu e, principalmente, ao acervo que ele abriga é de suma importância. “O Museu Caldas Júnior tem um conteúdo riquíssimo, que permeia a história da cidade e da comunicação no Rio Grande do Sul”, ressaltou Savoldi.
Na oportunidade, Rodrigo Massulo destacou a importância da valorização de patrimônios históricos e culturais locais. “Essas ações nos orgulham. O restauro do Museu é um exemplo claro deste sentimento”, disse o prefeito.
“Quando se fala em cultura, em Santo Antônio da Patrulha, sabemos que podemos contar com a parceria do nosso empresariado, que sempre é grande apoiador dos eventos como a FENACAN e a Moenda da Canção. Acreditamos que não será diferente com a restauração do Museu Caldas Júnior, um dos patrimônios mais importantes não apenas de nosso município, do estado e do país”, enfatizou Rodrigo Massulo.
Na ocasião, o arquiteto William Cezar Pavão Xavier da empresa Patrimonium Arquitetura e Restauro responsável pelo projeto, assim como a produtora cultural Roberta Araujo Manaa, da empresa Ato Produção Cultura, responderam a questionamentos e dúvidas do público que atentamente assistiu deslumbrado como ficará a casa bicentenária que abriga o Museu, após a readequação e restauro total.
“O projeto será apresentado na LIC, pela qual as empresas contribuintes do ICMS/RS que não aderiram ao simples podem optar em destinar parte do seu imposto a pagar o patrocínio incentivado de projetos culturais por meio do PRÓ-CULTURA. A capacidade de aporte é calculada com base no valor recolhido a título de ICMS próprio no exercício anual imediatamente anterior. A empresa fará uma contrapartida de 5% do valor investido no projeto”, explicou Roberta Manna.
Ao término do encontro as empresas DaColônia Alimentos Naturais e Massulo Comércio e Beneficiamento de Arroz já manifestaram o interesse de firmar parceria no projeto. Representantes das empresas Argos Guindastes e Doces Santo Antônio também se fizeram presentes.
Também participaram da apresentação, o Presidente da Câmara, Ezequiel Peixoto e o vereador Gilberto Ferreira de Souza, a Presidente da ACISAP – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha, Andreia Peixoto dos Santos e a 1ª Secretária, Dra. Ana Clara Maciel, os secretários municipais da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi, e do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Katiane Costa, o Procurador Geral do Município, Dr. Igor Oliveira, o Diretor de Finanças, Rudinei Ubirajara dos Santos, representando a Secretaria da Administração e Finanças, a Diretora de Turismo, Carmen Terezinha Alminhana Monteiro, o Diretor Administrativo e Financeiro do Museu, Rafael Barcela e a servidora Carla Cunha.
Nas próximas semanas, a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e o Museu Caldas Júnior devem anunciar mais novidades sobre o andamento do projeto e captação de recursos.
Texto: Divulgação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade