Procon orienta população sobre como prevenir-se de golpes digitais

Buscando alertar a população em relação aos golpes digitais, que, diariamente, correspondem a 75% dos atendimentos do Procon, órgão de proteção ao consumidor vinculado à Prefeitura de Gravataí, foram promovidas, nesta semana, duas palestras para instruir membros da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asapeg) sobre a prevenção contra essas situações. A atividade, que ocorreu na sede da associação, foi conduzida pelo diretor do Procon, Leonardo Câmara, que ressaltou o compromisso do órgão em levar informações para os mais atingidos pelos golpes.

De acordo com Leonardo, o crédito consignado e o cartão de crédito Reserva de Margem Consignável (RMC) estão entre as principais ameaças aos aposentados. Como alternativa para evitar os golpes ligados a estas modalidades, o órgão sugere evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico. Além disso, é possível bloquear ligações de prestadores de serviços de telecomunicações e de instituições financeiras pelo site “naomeperturbe.com.br” e bloquear empréstimos consignados pelo aplicativo “Meu INSS”.

Conforme o Procon, as pessoas lesadas por fraudes ou golpes digitais devem acionar o órgão para encaminhar a reversão do ato. O atendimento pode ser feito, presencialmente, na Rua Coronel Sarmento, 1352, 2º andar, no Centro ou via e-mail procon@gravatai.rs.gov.br. Dúvidas podem ser esclarecidas nos telefones (51) 3600-7661 e 3600-7660.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade