Nesta segunda-feira (25/1), o secretário de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Valdir Matos, e o coordenador do Procon, Fábio Preto, entregaram à Corsan Processo Administrativo Coletivo sobre a falta de abastecimento de água prolongada e de repetição. O Procon de Cachoeirinha já recebeu mais de 300 denúncias de desabastecimento de água desde o dia 19 de janeiro, principalmente nos bairros da zona norte da cidade.
De acordo com o processo, a Corsan tem até dez dias corridos para esclarecer as causas da falta de água e informar as soluções adotadas para sanar problema. Foi solicitado que a fornecedora também conceda desconto nas contas de água dos imóveis do município a cada mês em que houver a falta de abastecimento por rompimento da adutora e em percentual maior nos bairros mais distantes da fonte de fornecimento.
A prática de colocar no mercado um serviço impróprio ou inadequado ao consumo ao deixar de cumprir a prestação do serviço de abastecimento de água de forma eficiente, segura e contínua mostra-se lesiva ao consumidor, por isto o Procon ingressou com o Processo Administrativo Coletivo.
Na última sexta-feira, 22, o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, entregou a Advertência 001/2021 à Corsan cobrando providências com relação à falta de água, prevendo inclusive uma multa de até 2% sobre o valor arrecadado pela fornecedora no município nos últimos três meses anteriores à notificação
O Procon de Cachoeirinha é um dos poucos da Região Metropolitana que está com atendimento presencial durante a pandemia, muito embora os registros possam ser feitos preferencialmente pelo e-mail procon@cachoeirinha.rs.gov.br ou através dos telefones 3471-2835, 3439-1036 e 3041-7114. Para abrir um registro é necessário dados completos do titular do contrato, CPF, endereço e telefone de contato. Alguma fatura, recibo, nota fiscal ou contrato para confirmar vínculo.
Corsan trabalha para normalizar abastecimento em bairros de Cachoeirinha e Gravataí
A Corsan informou, no final da manhã de hoje (25/1), que estava consertando um problema de telemetria que prejudicou o abastecimento do centro de reservação do Vista Alegre, em Cachoeirinha. Como a estrutura não encheu devidamente, ocasionou desabastecimento em bairros de Cachoeirinha e Gravataí. A previsão era que o sistema normalizasse na tarde desta segunda. Caso isso não ocorresse, a estatal orienta os usuários a solicitar atendimento no site da Companhia, pelo aplicativo de smartphone ou ligar para o Corsan 24 Horas, no telefone 0800.646.6444.
A empresa também informou que estava trabalhando para normalizar a distribuição de água nos bairros São Luiz, Montebelo e Nossa Chácara, ocasionado por problemas elétricos no Estação de Bombeamento de Água (EBA) São Luiz. As duas cidades vivenciaram interrupções no abastecimento na semana passada, devido a rompimentos de uma adutora que impactaram o sistema de abastecimento, causando demora na normalização.