Search
Close this search box.

Primeira mulher a presidir a OAB fala sobre a eleição

A presidente eleita da subseção da OAB de Santo Antônio da Patrulha, Stênia Souza, manifestando-se sobre o processo eleitoral afirmou ser muito gratificante e com isso vem a responsabilidade imensa de representar todos os advogados e todas as advogadas da Subseção de Santo Antônio da Patrulha. “Ser a primeira mulher a presidir a OAB é algo que me honra muito e sei da minha responsabilidade diante desse posto histórico, mas também, é o que me dá garra e muita vontade de dar continuidade no lindo trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores, e sei o quanto é desafiador manter o que já vem sendo feito pela atual gestão, e como já referi: esse desafio de ser a primeira mulher a presidir da OAB me faz criar forças para realizar um lindo trabalho junto a minha diretoria e conselho, a fim de seguirmos na defesa da advocacia.”
O DIA A DIA
Stênia não tem dúvidas de que as novas atribuições mudarão o seu dia a dia como advogada. “A posse acontecerá no mês de janeiro de 2025, mas, desde já estou comprometida participando de alguns eventos e também alinhando alguns projetos com a minha chapa eleita nesta última sexta-feira (22).
Presidir a OAB da nossa cidade não é apenas um cargo bonito, e um título de ser presidente, para mim, quando coloquei meu nome à disposição já sabia que despenderia de tempo e abdicaria do meu escritório. Na eleição anterior (2021), fui procurada para ser presidente, mas naquela oportunidade não estava preparada, hoje, eu tenho uma estrutura no meu escritório, que faz com que eu possa me ausentar sem trazer prejuízos, e também, o que é importante dizer que, não caminho sozinha, nunca caminhei e não será agora que vou caminhar. Deus me deu o presente de ter muito mais que uma sócia, e sim, uma amiga, irmã, então, seria importante referir o quanto a Analice é importante na minha vida e quanto ela está sendo o meu alicerce e será ainda mais nos próximos anos, diante da minha responsabilidade a frente da Ordem dos Advogados do Brasil.”
JUDICIÁRIO E MP
A nova presidente acredita que não há qualquer rejeição da chapa eleita junto ao Poder Judiciário, Ministério Público e até mesmo na Polícia Civil e Brigada Militar. “A relação com os membros destes órgãos sempre foi de muita harmonia e respeito, então, a ideia é que possamos ter uma boa relação com estes órgão mantendo sempre o respeito para que possamos trabalhar juntos em prol da nossa sociedade, e também, para o bom funcionamento processual, por uma advocacia mais ética e disciplinada, mantendo a frente e colocando em ordem as prerrogativas já existentes.”
O PAPEL DA MULHER
Stênia Souza afirma que a mulher está tomando cada vez mais o seu espaço. “Como eu referi na edição anterior, que pelo fato de eu ser mulher nunca foi algo impeditivo de fazer ou estar onde eu quero. Pois bem, a predominância masculina ainda existe, até porque, a OAB local será presidida em 2025 pela primeira vez por uma mulher, o nosso Tribunal de Justiça com 150 anos, foi presidido pela primeira mulher em 2022, e também, a nossa cidade de Santo Antônio da Patrulha que foi administrada apenas por homens, com o primeiro mandato em 1894, ou seja, há 130 anos que nenhuma mulher assumiu este posto.
Nesse sentido, me honra muito estar à frente da Ordem dos Advogados da Subseção de Santo Antônio da Patrulha sendo, então, a primeira mulher a presidir essa tão importante Instituição.”
PRIMEIRAS ATIVIDADES
Como primeiras atribuições do novo cargo, a presidente eleita disse que já está sendo convidada a participar de alguns eventos da comunidade. “Ou seja, eu e minha diretoria não tomamos posse, mas já estamos trabalhando, tendo em vista o espaço que o Dr. Júlio Cesar Sant’Anna, atual Presidente, nos oferece e confia.
Mas a ideia é fazer um calendário, e com isso, alinhar parcerias junto ao Poder Judiciário, Executivo e Legislativo, além de outras instituição públicas. Também, já temos algumas ideias alinhadas com o nosso atual Presidente da OAB/RS, reeleito, Leonardo Lamachia, o que, muito me deixou feliz pela sua reeleição, podendo, agora, fazermos um lindo trabalho juntos, colocando em prática as nossas ideias.”
Além disso – prossegue nossa entrevistada – o nosso judiciário está com apenas um Juiz e as vagas não estão preenchidas o que faz com que tenhamos menos servidores, dificultando a celeridade processual, e a ideia é que possamos trabalhar para que esse cenário mude, e que os servidores atuantes sejam desafogados, tendo a quantidade adequada de servidores para a quantidade de processos. “A Juíza, Dra. Ana Paula Furlan Teixeira, atualmente está atuando nas duas varas judiciais, realizando audiências fora do horário de seu expediente, para cumprir com as demandas, enquanto, nem mesmo há data prevista para um novo juiz para nossa comarca.
Dessa forma, e se assim permanecer, a quantidade de demanda para um único Juiz e servidor, fará com que não tenham o interesse de permanecer na nossa Comarca, o que traz prejuízo a advocacia patrulhense e para toda comunidade.”
AGRADECIMENTOS
Por fim, Stênia Souza disse que gostaria de saudar e cumprimentar todos os seus colegas advogados e advogadas, e agradecer imensamente pelos 104 votos de confiança em sua chapa OAB+Forte. “Além de também agradecer aqueles que não puderam por alguma razão votar, mas que estão demonstrando o seu total apoio, o que me honra muito.
Também, me enobrece poder caminhar ao lado a minha diretoria, composta pelos advogados: Diones Buhler (Vice-Presidente), Filipe Souza (Tesoureiro), Charles Souza (Secretário-Geral), Morgana Zanotto (Secretária-Geral Adjunta). Ao nosso conselho titular, composto pelos advogados: Analice Costa, Humberto Lauro Ramos, Israel Selbach, Lucas Pires, Lucrécia Salazar, Silvana Tedesco. Além do nosso conselho suplente: José Luiz Rosa, Karine Gil, Kassiane Killes, Maurício Souza, Regina Portal e Ricardo Pires.
Assim, para que possamos, com toda a advocacia patrulhense seguir unindo forças e construindo objetivos em prol da nossa classe e sociedade.”
CONFRATERNIZAÇÃO
Logo após a conclusão do processo eleitoral, Stênia Souza recepcionou convidados em sua residência na localidade de Venturosa.
Dentre os presentes estavam os Promotores de Justiça Camilo Vargas Santana e Graziela Veleda, o prefeito eleito de Caraá Bolivar Gomes acompanhado da namorada Rafaela, dentre outros convidados. A Juíza não pode comparecer porque estava em um congresso do Tribunal de Justiça.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade