Primeira imagem para Exu de Gravataí será inaugurada em março, no Distrito Industrial

Foto: Divulgação

Na semana que se comemora o Dia da Religião (21/01), foi autorizada pela Prefeitura de Gravataí a instalação de uma imagem em homenagem ao Exu Bará da Rua, no Distrito Industrial do município. O documento que possibilita a execução do projeto foi assinado na terça-feira (16) da semana passada pelo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, e também já passou pela aprovação da Câmara de Vereadores.

Contando com o apoio do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, que representa 400 casas de religião registradas em Gravataí, ou seja, com alvará de funcionamento autorizado pela Prefeitura, o projeto representa uma vitória para os gaúchos que cultuam as religiões de matriz africana. Segundo o Táta de Quimbanda Independente, Mestre Lukas de Bará da Rua, membro do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, as tratativas para instalação da imagem devem iniciar imediatamente.

“Nós temos na cidade diversos monumentos e imagens em homenagem a santos, divindades, de outras religiões e fraternidades, mas ainda não tínhamos nada que representasse o povo do terreiro. Lutamos por este projeto, por acreditarmos na igualdade de direito aos mais diversos cultos. E agora conseguimos”, comemora Mestre Lukas.

Conforme Lukas, já está tudo encaminhado para a imagem ser erguida e inaugurada em março. Segundo a assessoria do mestre, o vereador Alison Silva vai auxiliar no projeto da estrutura e as obras devem começar na próxima semana.

O projeto foi aprovado com unanimidade no Conselho Municipal do Povo de Terreiro e estava em debate desde junho do ano passado na Câmara de Vereadores, por conta de entraves religiosos. Segundo Mestre Lukas, a vitória só foi possível com apoio do vereador Alison Silva e da secretária do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Reneci da Silva, que abraçaram a causa.

A assessoria do mestre informou que a instalação não dependerá de recursos financeiros do município, sendo toda a verba para construção e alocação do monumento financiada pelo Templo Mensageiros da Luz – onde Mestre Lukas é sacerdote.

Todo ano, o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí realiza o evento “Cruzeirão”, na rótula do Distrito Industrial do município, onde o monumento deverá ser erguido. A imagem, que está sendo concluída, terá dois metros e ficará em uma plataforma também de dois metros, totalizando quatro metros de altura.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade