Foto: Divulgação/PMG
A Prefeitura de Gravataí e a Junta de Serviço Militar (JSM) informam que o alistamento militar, que é obrigatório para todo homem que tenha nascido ou se naturalizado no Brasil, já está ocorrendo e pode ser feito pela internet. Para os nascidos em 2006, o cadastramento estará disponível no www.alistamento.eb.mil.br até 30/6.
Conforme o secretário da JSM Moacir de Souza, o alistamento deve ser feito nos seis primeiros meses do ano em que o jovem for completar 18 anos e a primeira fase do Recrutamento Militar encerra no dia 30 de junho. De acordo com o secretário, ao acessar o site, o jovem deve ter um número de celular para envio de mensagem indicando data e local da entrega de documentos e efetivação do alistamento.
Os alistandos devem ter em mãos certidão de nascimento original, RG, CPF e comprovante de residência. Moacir destacou a importância dos prazos de cadastro e reforçou que caso isso tenha ocorrido para homens nascidos em anos anteriores a 2006, é possível regularizar a situação diretamente na Junta Militar, levando a mesma documentação.
O que acontece se você não se alistar?
O não alistamento acarreta diversos transtornos e acaba por influenciar no dia a dia e no futuro a curto e médio prazo. Caso o jovens não se aliste ele não conseguirá:
- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
- Assinar contrato com os governos federal, estadual, dos territórios ou municipais;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício;
-Inscrever-se em concurso para cargos públicos; - Exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Junta de Gravataí
A JSM do município está localizada na Rua Anápio Gomes, 1317, no Centro. O horário de atendimento é das 08h30 às 13h30. Esclarecimentos e informações no 3600-7041.