Search
Close this search box.

Presidente do Museu Caldas Júnior celebra sucesso da presença da instituição na FENACAN

A presidente da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior comemorou o sucesso alcançado pela presença do Museu Caldas Júnior na FENACAN afirmando que a ideia de apresentar a história da cultura do arroz em Santo Antônio da Patrulha partiu da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, na pessoa do Secretário Cassius Peixoto, buscando uma parceria com o Museu para resgate da história dessa cultura tão rica na nossa cidade. Como já vimos realizando excelentes parcerias, a ideia foi comprada de imediato, especialmente porque o Museu dispõe de um acervo muito significativo nesse assunto. “A partir daí o material a ser exposto e a forma foram definidos pela equipe do Museu”, disse Rosalva Rocha.
COMO COMEÇOU
A presidente afirmou, ao ser indagada como surgiu a ideia que a equipe do Museu sempre buscou trabalhar em conjunto, “mas, com o envolvimento de vários projetos ao mesmo tempo, definimos um líder para cada um. Nesse caso do Stand do Arroz, a líder foi a Carla Cunha, Auxiliar de Museu, que reuniu todo o material e, inclusive, fez entrevista com arrozeiro, no sentido de expor informações o mais relevantes possíveis”.
NOVOS PROJETOS
Rosalva Rocha disse que a iniciativa de promover novos projetos neste sentido vai continuar sendo desenvolvida: “O Museu vem trabalhando em cima de resgates muito importantes, a exemplo do RESGATANDO MEMÓRIAS – COMUNIDADES & TÉCNICAS ARTESANAIS ANTIGAS. Na sua própria visão é considerado: “(…) interações eficazes com a sociedade em geral através da criação de projetos e eventos relacionados, garantindo a sua posição de referência e dinamismo no cenário museológico brasileiro, por meio do gerenciamento e democratização de acervos e processos”, explicou.
RESGATE
Para finalizar a entrevista a presidente da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior disse: “Ficamos muito felizes com o resultado do trabalho, uma vez que fomos procurados por inúmeras pessoas elogiando, acrescentando dados, expondo histórias e fazendo render ainda mais o acervo exposto. Inclusive, levamos para o Museu anotações valiosas de visitantes que por lá passaram. Isto é resgate! Isto é cultura”!

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade