Presidente da Moenda fala sobre o festival e as novidades na volta do evento presencial

Estamos nos aproximando de mais um momento histórico para Santo Antônio da Patrulha: a Moenda da Canção, que vai novamente ter o seu formato presencial no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco, mesmo palco em que há 35 anos, o público de então, vibrava com as composições, verdadeiras vertentes musicais que representaram o março inicial para um dos mais respeitados e conceituados festivais do Rio Grande do Sul.
Trinta e cinco anos depois, o palco volta a ser o cenário onde estarão aqueles que farão, mais uma vez, o público vibrar.
Nesta série de duas reportagens, conheça o pensamento de seu novo presidente Nilton Júnior e novidades do nosso festival e uma delas é a permanência da decisão de ingresso gratuito.
Para o novo presidente, “estar à frente de um dos maiores festivais de música do país é um desafio único em minha vida. É muito trabalho e responsabilidade como jamais havia tido em minha carreira, mas muito me honra poder fazer parte de um grupo chamado Moendeiros que se dedicam de corpo e alma para que nosso festival – patrimônio imaterial do estado do Rio Grande do Sul – ganhe vida e possa mais uma vez trazer música e cultura para nossa comunidade. Poder vivenciar o trabalho e a paixão dos Moendeiros dá ânimo e força para seguir em frente e, com muito gosto, presidir a Moenda – Associação de Cultura e Arte Nativa”.
MOENDINHA
Nilton Júlior revela que a grande novidade deste ano será a realização da 1ª Moendinha – festival de intérpretes de 08 à 17 anos que cantarão músicas que ficaram marcadas através dos 35 anos da Moenda da Canção. “Esta realização é uma parceria com a Prefeitura Municipal da Santo Antônio da Patrulha que abrirá nosso festival no dia 12/08/22. Serão quatro músicas da fase mirim e quatro músicas da fase juvenil”, explica.
Além disso, a 11ª Moenda Instrumental terá destaque, também da primeira noite, com seis músicas instrumentais sendo apresentadas na sequência.
Destas, duas se classificam para a grande final. As quatorze músicas cantadas da 35ª Moenda da Canção ocorrerão no sábado dia 13/08/22.
Destas, dez canções somam-se com as duas músicas classificadas da 11ª Moenda Instrumental e realizam a grande final no domingo dia 14/08/22. Lembrando que o festival começará pontualmente às 20h nos dias 12 e 13 de agosto e às 19h no dia 14 de agosto.
GRATUIDADE
Sobre a decisão da continuidade da não cobrança de ingressos, Nilton Júnior confirma que o acesso às arquibancadas e cadeiras será gratuito e por ordem de chegada. Apenas as mesas do festival serão comercializadas. “E é muito importante que toda a população compareça à Moenda da Canção. Queremos que o público possa conhecer um dos orgulhos de nossa cidade e que colocou Santo Antônio da Patrulha no mapa da música e da cultura brasileira, sendo reconhecido como um dos maiores festivais de música autoral do Brasil. Aos que não puderem ir, teremos a transmissão do festival ao vivo pelas redes sociais do festival e por diversas rádios. Mas para quem puder ir presencialmente, tenho certeza que terá uma experiência única e poderá entender porque somos apaixonados pela Moenda da Canção”, salienta o presidente.
SHOWS
A programação será muito especial e com grandes shows que vão encerrar cada noite em grande estilo. No dia 12/08/22 teremos o show de Renato Borghetti e grupo – um show que é sucesso por todo país e Europa. “No sábado dia 13/08/22 teremos o vencedor da 1ª edição do The Voice +: Zé Alexanddre – cantando grandes canções que marcaram sua carreira e também músicas premiadas na Moenda da Canção”, revela Nilton Júnior para prosseguir: “No domingo dia 14/08/22, o show que encerra a Moenda é do Grupo Mas Bah! que une o melhor do cancioneiro regional e gauchesco com arranjos instrumentais e vocais lindos e com uma sonoridade única. Serão grandes shows que vão emocionar e empolgar quem assistir ao nosso festival!”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade