Prefeitura reúne dezenas de pessoas na 1ª Gestão Participativa de 2022

Em torno de 50 pessoas estiveram presentes à primeira reunião da “Gestão Participativa (GP) – Falaí, Gravataí”, organizada pela Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM) e Gabinete do Prefeito, na noite de quarta-feira (23/3), no CTG Chaleira Preta, na Morada do vale I. As GPs ocorrerão uma vez por mês, em diversos bairros, totalizando dez encontros até o final do ano. A próxima reunião será no dia 27 de abril, no bairro São Vicente, em local ainda a ser definido.

Com a presença de secretários municipais, líderes comunitários e moradores, o prefeito Luiz Zaffalon coordenou os trabalhos. De início, ele fez uma exposição das principais conquistas e realizações do governo nesse primeiro ano de gestão, com enfoque no crescimento econômico a partir dos novos empreendimentos que estão chegando à cidade.
“Não existe melhor ferramenta social do que a geração de emprego”, comentou Zaffalon, ressaltando o esforço que a administração municipal tem feito para atrair empreendedores.

Segundo Zaffalon, a administração, a partir de uma gestão com austeridade fiscal, gastando menos do que arrecada, tem feito importantes obras estruturais, especialmente na mobilidade urbana. “Gravataí acreditou em uma proposta política que se propunha a transformar a cidade, e é o que estamos fazendo, consolidando as conquistas que vinham ocorrendo no governo do ex-prefeito Marco Alba”, acentuou o prefeito.

Zaffalon citou o exemplo da ERS-020, no trecho das Moradas, que foi reestruturada pela Prefeitura, com nova pavimentação, sinalização viária e iluminação. Entre os avanços na área social, o prefeito destacou os investimentos em tecnologia na educação, com a instalação de 682 lousas digitais em todas as salas de aula das 76 escolas municipais e a compra de dois mil notebooks para os professores, e na área da saúde.

“O prefeito Marco trouxe para Gravataí a Santa Casa, instituição com 118 anos de atuação. Já inauguramos uma nova UTI, que passou de dez para 20 leitos, e agora está sendo construído um novo prédio, onde funcionou o Hospital de Emergência para Covid-19, com o primeiro andar destinado à emergência SUS e outros três andares para especialidades médicas”, relatou o prefeito.

A segunda parte da GP, após a apresentação do prefeito, foi destinada à participação dos moradores, que puderam encaminhar suas demandas e questionamentos diretamente aos secretários, que estavam ali justamente para dar as respostas e fazer encaminhamentos. “Foi muito bom esse primeiro contato com a comunidade após quase dois anos de pandemia, com o governo municipal ouvindo os moradores de maneira simples e direta, com a presença do prefeito Zaffalon, informando e ouvindo a todos”, comentou o secretário da SGCOM Airton Leal.

Na avaliação da chefe de Gabinete Mari Leia Bastiani, junto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codes), as GPs são uma forma de diálogo direto com a sociedade em que todos ganham. “Ganha a sociedade, que fica a par das ações do governo, e também o próprio governo, que consegue fazer a sua comunicação em uma ação de horizontalidade, de interação com as comunidades”, disse Mari Leia. “Fica aqui o convite para o próximo encontro, no dia 27 de abril.”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade