Prefeitura, Polícias Civil e Militar atuam para combater fake news nas escolas

Pais, alunos, e comunidade escolar estão aflitos nos últimos dias. Circulam nas redes sociais informações de suposto ataque em série em escolas da região. Em nota divulgada hoje (10/4), a prefeitura de Gravataí e autoridades policiais pedem tranquilidade a comunidade e classificam as ações como fake news. Também pedem à população para que não repassem informações suspeitas. ‘Em vez disso, informe as autoridades pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 190 (Brigada Militar)’, pedem.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Gravataí:

“A Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais de Segurança para Assuntos de Segurança Pública (Smasp) – com a Guarda Municipal – e de Educação (Smed), tranquiliza a comunidade escolar – pais, alunos, professores e demais servidores – sobre medidas preventivas e ações de segurança em nossas escolas. Todas as forças de segurança do Estado – Polícia Civil e Brigada Militar – estão mobilizadas e atentas para a onda irresponsável de notícias infundadas sobre falsas ameaças.
Trabalhamos diariamente, 24 horas por dia, independentemente da época, para garantir um ambiente seguro para todos. Melhoramos o cercamento das escolas com gradis e instalamos monitoramento por vídeo e câmeras com sensor de intrusão, que dispara um alerta para o observador caso alguém invada uma escola.
A Guarda Municipal, com a Patrulha Escolar, atua em todas as escolas do município desde agosto de 2016, e é composta por guardas municipais armados. Todas as escolas possuem vigias escolares equipados com rádios comunicadores conectados com o Centro de Operações da GM. Além disso, a Polícia Civil já está investigando os autores das fake news (notícias falsas), por brincadeira ou para semear o pânico, unicamente.
Não contribua com essa corrente de inverdades. Não repasse informações suspeitas. Em vez disso, informe as autoridades pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 190 (Brigada Militar). Estamos atentos. Estamos a postos. Confiem nas autoridades”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade