Prefeitura instala lousas digitais nas escolas da rede municipal

Em busca de qualificar ainda mais a aprendizagem dos alunos, a Prefeitura de Gravataí adquiriu cem lousas digitais para as escolas da rede municipal. Agora, além do tradicional quadro, os alunos podem aprender de forma muito mais interativa e dinâmica. Além de lousas, os aparelhos também funcionam como computador e Android, por possuírem acesso à internet.

Entre os alunos, a euforia em ter um aparelho com tantas funções foi unânime. Quando questionados sobre como têm sido a experiência com a lousa, os pequenos Bernardo, Iris e Nicole, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEI) Barro Vermelho, já tinham a resposta na ponta da língua: “muito legal!”. Sentimento compartilhado, também, por João Pedro, aluno do 7° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ladislau de Oliveira Nunes.

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, o investimento de mais de R$ 3 milhões na compra dos novos equipamentos é um marco na história da educação em Gravataí. “Desde que o nosso grupo assumiu a administração de Gravataí, muito se fez por aquilo que é uma das coisas de mais valor na vida de alguém: a educação. Nos governos do ex-prefeito Marco Alba, entregamos uniformes, material escolar e unificamos o modelo de ensino, além de muitas coisas. Agora, avançamos mais, ofertando o mundo para as nossas crianças, por meio da internet e destas lousas digitais”, lembrou Zaffa.

De acordo com a Smed, todas as escolas da rede receberam, ao menos, um aparelho. “O intuito é promover um ambiente mais digital e, consequentemente, mais atrativo, aos alunos. A tecnologia avançou e a educação não pode ficar para trás”, destacou a secretária municipal da Educação, Magda Ely.

A nova ferramenta tem proporcionado um ensino com novos recursos. A diretora da EMEI Barro Vermelho, Greice Rodrigues, afirmou ser muito interessante a interatividade dos alunos com o aparelho. “As lousas têm sido enriquecedoras tanto para os alunos quanto para os professores. A interatividade e a facilidade de desenvolver as atividades, prendem, facilmente, a atenção dos pequenos, que, consequentemente, aprendem mais rápido”, contou Greice.

O que é a lousa digital?

A lousa digital é como uma grande tela de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Nela, é possível encontrar, em termos de recursos de um computador de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet. Com a tela, o professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Além disso, é possível navegar na internet com os estudantes e criar ou utilizar jogos e atividades interativas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade