Prefeitura distribui telhas para famílias atingidas pela tempestade

Primeiro bairro a receber o auxílio foi o Rincão da Madalena, região que teve cerca de 500 pessoas afetadas

A Prefeitura de Gravataí iniciou, na quarta-feira (17/8), a entrega de telhas para as famílias que tiveram os telhados danificados após o temporal que atingiu o município na última segunda-feira (15/8). A comunidade do Rincão da Madalena, região que teve cerca de 500 pessoas afetadas, foi a primeira a receber as telhas.

De acordo com a Defesa Civil do município, até esta quarta-feira (17/8), mais de 300 famílias já haviam recebido lonas e 200 telhas haviam sido distribuídas. “A partir do levantamento feito por meio da distribuição de lonas, nós conseguimos identificar as casas e iniciar a entrega de telhas”, lembrou o coordenador Paulo Roberto.

Na busca por identificar as reais necessidades urgentes da comunidade, as entregas foram acompanhadas por uma assistente social que, no momento da distribuição, preencheu um cadastro dos moradores para futuras ações. Durante a tarde, também houve a distribuição de roupas para a comunidade do Beco União, que está localizado dentro do Rincão da Madalena.

A família da Raquel Nunes foi a primeira a receber as telhas. Com nove filhos e cuidadora da sogra, que encontra-se acamada, Raquel relembrou o momento do evento. “Foi muito triste, uma tragédia. Meus filhos ficaram apavorados. Tudo molhou, berço, camas, roupas, tudo”, recordou Raquel.

Sobre o recebimento da lona e, agora, das telhas, a dona de casa disse que, assim que as lonas chegaram, seu marido já iniciou a colocação, devido a ameaça de uma nova tempestade. “Logo, ele já irá colocar as telhas e nós poderemos podemos ficar mais seguros dentro de casa”, complementou.

Equipes trabalham para restabelecer a normalidade

Quatro dias após temporal que pegou os gravataienses de surpresa na noite da última segunda-feira (15/8), a Prefeitura de Gravataí segue trabalhando para restabelecer a normalidade no município. Na quinta-feira (18/8), a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), esteve entregando telhas para as famílias que tiveram os telhados das suas residências danificados.

Já nas ruas e avenidas, as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semurb) e de Serviços Urbanos (SMSU) atuaram na desobstrução de ruas e praças e na manutenção dos semáforos. “A nossa projeção é que, até a próxima terça-feira, as vias estejam todas liberadas e a limpeza da cidade esteja em dia. Só na SMSU, estamos com sete times pela cidade”, reiterou o secretário da SMSU, Paulo Garcia.

Mesmo com parte dos atendimentos prejudicados, os setores públicos, aos poucos, voltam a operar normalmente, isso porque uma equipe do Departamento de Tecnologia da Informação, setor subordinado à Secretaria Municipal de Administração e Transparência (Smat), segue empenhada na manutenção dos cabos de internet.

Os esforços não param por aí, na Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama (GPD), foi montada uma força-tarefa para entregar roupas, calçados, colchões e roupas de cama para a comunidade atingida pelo temporal. Em todas as ações, os grupamentos da Guarda Municipal, órgão subordinado à Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública, têm auxiliado tanto na segurança quanto no apoio à comunidade.

De acordo com a Defesa Civil de Gravataí, cerca de 2 mil pessoas foram atingidas no município. Ao todo, até esta quinta-feira, mais de 3000 atendimentos haviam sido realizados. Ainda segundo a pasta, três casas precisaram ser interditadas e as famílias foram removidas das residências. “Nós encaminhamos as situações para a assistência social e o governo municipal fará o que estiver ao alcance para auxiliá-las”, complementou o coordenador da Defesa Civil, Paulo Roberto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade