Construção havia sido interrompida por problemas nas empresas contratadas e atraso nos repasses dos governos federal e estadual.
O prefeito Luiz Zaffalon assinou na manhã desta quarta-feira (18/1), a ordem de início para a retomada da construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Moradas. Mais do que aguardada pela comunidade, “esta obra será exemplo de como se faz gestão pública em Gravataí”, nas palavras do chefe do Executivo.
A cerimônia que autorizou a empresa Cormat Comércios e Serviços a concluir o prédio é o quarto processo licitatório para tirar o Cras do papel. Por conta disto, Zaffa fez duras críticas à lentidão do processo legal para o financiamento e a liberação de recursos por parte dos governos federal e estadual, que resultam em milhares de obras inacabadas país afora.
“Estamos em 2023, e os recursos para esta obra são de 2013. É o exemplo clássico de como não administrar o dinheiro público. Nós estamos retomando agora, vamos fazer a fiscalização permanente e não deixaremos desta vez que a construção pare, seja por atraso no cronograma, por burocracia em documento ou repasses federais”, desabafou o prefeito de Gravataí, que destacou também: “Temos um outro modelo de gestão no município, nossas obras iniciam-se, têm meio e têm fim”.
Em sua fala, a secretária da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), Joice Michels, relembrou as dificuldades enfrentadas pelo município em decorrência dos entraves federais: “Em 2015, esta obra foi licitada pela primeira vez; contudo, a empresa não executou o serviço. Em 2017, contratamos outra empresa, que concluiu parte da estrutura. Novamente, em 2020, uma terceira licitação ocorreu, mas a empresa vencedora teve o contrato rescindido. Trabalhamos para superar as barreiras, e hoje estamos aqui para marcar o reinício das obras e em breve teremos mais um Cras na cidade”. O Cras é uma porta aberta para o serviço de Assistência Social e será a sexta estrutura para atendimento à população em situação de vulnerabilidade em Gravataí.
Outras autoridades estiveram presentes à assinatura da ordem de início. Representando o Poder Legislativo, o vereador Alex Peixe elogiou os esforços da Prefeitura de Gravataí para entregar o mais rápido possível a nova estrutura à cidade. “Esta é uma importante obra, estas comunidades da região precisam dela. A partir de sua inauguração, não será mais necessário que os pacientes se desloquem a outros centros de referência para serem atendidos”, resumiu.
O ex-prefeito Marco Alba, responsável por dar a largada no projeto deste novo Cras em 2015, relembrou o esforço da gestão anterior e destacou o empenho do prefeito Zaffa em retomar a obra: “Quem é gestor público sabe da burocracia de uma obra financiada pelo governo federal. Em uma licitação, quando é necessário substituir uma empresa, se demora ao menos seis meses resolvendo documentação. Se estamos aqui novamente, é por causa do esforço deste time do município, comandado pelo Zaffa, que trabalha de forma incansável”.
O Cras Moradas será uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social do Município. Seu papel é prevenir situações de vulnerabilidades, reduzir riscos sociais, fortalecer vínculos familiares e comunitários e permitir acesso aos direitos dos cidadãos. Com prazo de conclusão em cinco meses, serão investidos R$ 122 mil pelo governo federal e R$ 258 mil pela Prefeitura na obra. “Desta vez, caso o governo federal volte a falhar nos repasses, nós completaremos com dinheiro do município, mas não vamos deixar a obra parar”, disse o prefeito Zaffa, assumindo mais este compromisso com a cidade.
Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito Dr Levi Melo, o ex-vice-prefeito e vereador Áureo Tedesco, secretários municipais e representantes da comunidade.