Prefeito manifesta entusiasmo pelo sucesso da maior festa de todos os tempos

A avaliação que faço é a melhor possível. Entregamos para a comunidade o que prometemos, a maior FENACAN de todos os tempos. Não somente do ponto de vista da estrutura, foram mais de 4.000m² de área coberta, mas também do alcance de público, da diversidade de serviços e produtos ofertados, assim como a programação artística que atendeu a todos os públicos. A manifestação é do prefeito Rodrigo Massulo ao se referir ao grande evento que durante duas semanas empolgou, não apenas a população local, mas os turistas.
DESTAQUES
Massulo disse não ser possível indicar, na sua visão, um único ponto de destaque na festa porque muitos aspectos precisam ser mencionados.
“Na primeira semana, tivemos a 12ª Feira Municipal do Livro, trazendo uma programação incrível para crianças e adultos, além, é claro, da escolha impecável da nossa patrona, Ana Zenaide Ourique, e do escritor homenageado, Jorge Furtado. A feira levou mais de 3000 estudantes para participar da programação. Foi lindo de ver a alegria da criançada interagindo com a escritora Rosane Castro. A comercialização de livros também superou as expectativas dos livreiros”.
MOENDA
Referindo-se à Moenda, disse Massulo:
“A 35ª Moenda, a 1ª Moendinha e a 11ª Moenda Instrumental fizeram o público vibrar com a qualidade musical do projeto e pela alegria de voltar a assistir presencialmente este que é um dos melhores festivais de música do Brasil.
Destaco ainda o aspecto negocial da festa. A FENACAN é, sem dúvida, uma oportunidade de negócios para as empresas locais, o que significa dizer que nos alegrou muito ver os expositores lucrando, fazendo ou prospectando bons negócios”.
EXPOSITORES SE SUPERARAM
O prefeito acrescenta, ao se referir aos expositores que estiveram na Feira que eles possuíam características diferentes. “Para ter um entendimento sobre o desempenho de cada, no último dia da festa, aplicamos uma pesquisa junto aos estandes e o feedback foi muito positivo. No setor de serviços, 86% dos expositores tiveram suas expectativas sobre a festa alcançadas ou superadas.
Um fato que chamou a atenção de Rodrigo Massulo foi o relacionado com a venda de produtos: 56% alcançou plenamente sua expectativa de venda e 40% apostaram no evento, sem ter vindo com uma expectativa prévia, fato que contribuiu para o desejo de voltar na próxima edição. Aliás, todos os expositores manifestaram desejo de expor no ano que vem novamente. O artesanato esteve muito bem representado, 15 expositores apresentaram uma diversificada gama de itens, dando importante contribuição para o sucesso da festa.
“É preciso destacar o protagonismo dos nossos produtos típicos durante o evento. Além da cachaça e das rapaduras embaladas, que fizeram a alegria dos visitantes. Nosso público consumiu nada menos que 9,3 toneladas em raspa, comercializadas pelas quatro empresas de rapaduras instaladas no parque, são cerca de 46 mil unidades”, destacou o chefe do Poder Executivo.
AGRICULTURA FAMILIAR
Outro grupo que brilhou foi o da Agroindústria Familiar. Todos alcançaram o número de vendas pretendido. O público também se mostrou muito receptivo à presença desse setor que, no ano que vem, deverá ter seu espaço ampliado. Para se ter uma ideia do impacto da presença desse setor na feira, no estande da piscicultura, foram servidos mais de 2.300 porções de peixes fritos.
As cervejarias locais também fizeram a alegria do público. Foram consumidos mais de 20 mil litros de chope.
GERAÇÃO DE RENDA
“Neste apanhado geral, o que temos é apenas uma pequena mostra do impacto na geração de renda que uma festa como esta traz para nossa cidade. A isso se somam os negócios das empresas prestadoras de serviços, cujas prospecções na festa se concretizam após o evento. A movimentação nos restaurantes e meios de hospedagem da cidade e no comércio local também ganhou novo fôlego nesses dias”, disse Massulo.
O PALCO
Além do aspecto comercial, a grande estrela dessa FENACAN foi o palco, adianta o prefeito para prosseguir: “A Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes apresentou uma programação cuidadosamente preparada para agradar a todos os gostos e atingiu plenamente esta meta. Permeada por atrações locais, a agenda de shows trouxe o brilho de artistas regionais e nacionais também. Foi maravilhoso ver, participar e curtir isso tudo junto com a minha gente”.
MULTIESPAÇO
Outro ponto positivo foi o Multiespaço, um ambiente dedicado aos fóruns, palestras, painéis e lançamentos de livros. “Fundamental a colaboração da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico para a organização daquele espaço, onde diversas entidades trouxeram valiosas contribuições para o evento e consolidaram parcerias. Preciso destacar a presença do Grêmio Literário, Instituto Histórico e Geográfico de SAP, Museu Caldas Júnior, SETUR, ACISAP, através do Núcleo da Mulher Empreendedora, EmpreendaSAP, Rotaract, EMATER e FURG.
Não posso deixar de falar na atuação da Secretaria da Saúde que mais uma vez, esteve perto do público com a Unidade Móvel de Saúde vacinando, orientando e prestando atendimento.
A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social também esteve presente, organizando os dois bailes da melhor idade e, em parceria com a FGTAS, trazendo palestras sobre o mercado de trabalho.
Sei que temos muito que melhorar, não tenho a pretensão de achar que o evento foi perfeito. Inclusive, esse foi um dos questionamentos feitos aos expositores e cada uma das sugestões será levada em consideração. Aspectos como ampliação de estrutura de banheiros e lixeiras mais visíveis já estão previstos para o projeto do ano que vem. O sentido da entrada dos estandes também será repensado. Enfim, vamos aprimorar a entrega e qualificar ainda mais nossa grande festa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade