Search
Close this search box.

Prefeito avalia danos causados pelo ciclone

Na avaliação do prefeito de Santo Antônio da Patrulha o ciclone foi um evento climático de proporções nunca antes vistas em Santo Antônio. “Tivemos muitos problemas estruturais na cidade e interior, além de um número sem precedentes de pessoas que tiveram suas casas alagadas. Empresas tiveram prejuízos financeiros na ordem das dezenas de milhares de reais. Ainda assim, por mais difícil que seja toda essa situação, nos consola saber que os danos foram apenas materiais, sem perda de vidas humanas”, disse Rodrigo Massulo.
A respeito do montante dos prejuízos afirmou que ainda não há números, pois estes dados ainda estão sendo apurados pela Defesa Civil e pela Administração Municipal.
TODAS AS ESTRADAS ATINGIDAS
Massulo se deparou com um quadro preocupante: Praticamente todas as estradas do interior do município sofreram danos, em maior ou menor grau, e mais de 10 pontes tiveram algum tipo de avaria. “Inclusive, quero aproveitar para pedir paciência da nossa população. Teremos pela frente um longo trabalho de recuperação dessas vias e estruturas, mas não temos maquinário nem pessoal para resolver tudo de uma vez, pois nosso interior possui mais de 1.000 km de estradas”.
Nesta semana – explica Rodrigo Massulo – começamos os trabalhos de patrolamento e manutenção pelo 2º, 5º e 6º Distritos e, em breve, chegaremos a outras regiões. Até agora, efetuamos o reparo de três pontes no Ribeirão e uma no Arroio do Carvalho. Também foram consertados dois bueiros na Cancela Preta e, no momento, estão sendo realizadas manutenções nas estradas do Evaristo, da Catanduvinha, da AGASA e do Morro Agudo.
PONTE DA 474
Outra situação que será resolvida em breve – salienta Massulo – é a da ponte da ERS-474, no acesso à Freeway. “O vice-governador esteve em nosso município e afirmou que, em até 10 dias, teremos uma passagem provisória, permitindo o tráfego de veículos no local, com a previsão de que a nova ponte, com galeria, fique pronta até o final de julho”.
CENTRO EM RECUPERAÇÃO
Nesta semana será estruturada a lateral da cabeceira da ERS-030, em frente ao Pátio Urbano, para que o trânsito seja totalmente liberado. “Neste momento, as equipes da Secretaria do Planejamento estão percorrendo o município e vistoriando todas as pontes das regiões de maior movimento, para que possamos ter a real noção da situação de cada uma delas”, afirma o prefeito.
SOLIDARIEDADE
O prefeito ficou sensibilizado com o apoio proporcionado para as pessoas atingidas pelo temporal: “Este talvez seja o único aspecto positivo que podemos tirar de toda a situação. Atendemos 442 famílias, ou cerca de 2.200 pessoas, além de 95 idosos que foram desalojados dos lares Oscar Vargas e Amor de Família. Esses atendimentos foram possíveis porque os patrulhenses mostraram que são solidários e que estão prontos para ajudar a quem precisa. Foram doadas várias toneladas de alimentos, milhares de peças de roupas, artigos de higiene, produtos de limpeza e água potável, dentre outras necessidades das pessoas atingidas. A solidariedade do nosso povo é incrível e provamos que os bons são maioria.
Ainda sobre esse tópico, quero salientar que a Administração também está dando todo apoio aos nossos irmãos caraaenses. Disponibilizamos nossa Unidade Móvel de Saúde para auxiliar nos atendimentos à população do Caraá, pois o posto de saúde local foi muito danificado. Também estamos ajudando, dentro de todas as nossas possibilidades, a transportar as diversas doações que os patrulhenses estão fazendo para os nossos vizinhos.”
RECUPERAÇÃO
Sobre o tempo que levará para a recuperação de todos os estragos causados, o prefeito disse que são muitos fatores envolvidos e estipular um prazo para a normalização não é tarefa simples. Algumas situações já foram resolvidas, outras ainda serão nos próximos dias e algumas levarão um pouco mais de tempo. “Não podemos criar uma expectativa na população que pode ser frustrada em seguida. Portanto, novamente, peço a paciência de todos, pois foi um evento sem precedentes da história de nosso município”, concluiu o prefeito Rodrigo Massulo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade