Na manhã de primeiro de setembro, o Tenente Cardoso, o Sargento Chaves, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa conduziram até a Pira o Fogo Simbólico, que havia permanecido no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santo Antônio.
A Chama Votiva foi entregue ao prefeito Rodrigo Massulo pelo Tenente Cardoso, sendo procedido o acendimento da Pira onde permaneceu até ontem, Sete de Setembro, data máxima da Independência.
O cerimonial foi conduzido pela secretária da Educação professora Josélia Maria Lorence Fraga. Houve hasteamento das bandeiras, seguido de pronunciamentos e de hora cívica, que teve a presença, dentre outras entidades, da banda dos alunos da APAE, da banda do projeto AABB Comunidade dentre outras apresentações.
Estavam presentes o prefeito Rodrigo Massulo, os secretários municipais de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Airoldi, e de Saúde, Antônio Selistre, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, e os representantes da Liga de Defesa Nacional, Mário Righi, do 4º Pelotão de Bombeiros, Gabriel Campos Chaves, do 1º Pelotão da Brigada Militar, Sargento Pacheco, e da Associação dos Eternos Beloguianos, Soldado Cardoso.
A sequência fotográfica mostra a chegada do Fogo Simbólico à Pira no dia primeiro, com sua passagem na frente da Folha Patrulhense até chegar à Pira da Pátria.