PPG realiza desafio sobre uso da água com alunos da rede pública

Desenvolver o pensamento criativo e inovador é um aspecto importante na formação de jovens. No dia 9 de novembro, a PPG – fabricante global de tintas e revestimentos, em parceria com a Junior Achievement – uma das maiores ONGs incentivadoras da educação e do empreendedorismo de jovens do mundo –, receberam na unidade da Tintas Renner by PPG, em Gravataí, 55 estudantes para o Innovation Camp.
O programa tem o objetivo de incentivar os alunos a encontrarem soluções inovadoras para um desafio usando o Design Thinking e outras metodologias ágeis. A questão proposta para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Nunes foi “Como aumentar a eficiência do uso da água, a reciclagem, as tecnologias de reuso na cidade de Gravataí e região metropolitana de Porto Alegre?”. Para isso, os alunos contaram com o suporte dos funcionários voluntários da empresa, que tiveram o importante papel de atuarem como mentores das equipes.
Ao final, uma banca interna escolheu a ideia mais inovadora: o aplicativo “Pense bem, enquanto você tem”, que mede e controla o uso da água de forma digital. “Os conceitos apresentados pelos voluntários foram essenciais para encontrarmos uma ideia de sustentabilidade que pudesse ajudar a sociedade. Sem dúvidas, foi uma experiência enriquecedora”, conta Eduardo Rodrigues Teixeira (17), aluno integrante da equipe vencedora. Outros projetos em destaque foram um mecanismo para reutilizar a água da máquina de lavar e uma solução para filtrar e armazenar água da chuva para consumo não humano.
Para Adriana Lemos, Diretora da E.E.E.M. Padre Nunes, a ação “foi uma oportunidade dos alunos trabalharem em equipe e terem um momento de protagonismo na busca de soluções que podem ser aplicadas no dia a dia de cada um”.

Temática em sintonia com a ONU
O desafio escolhido para o Innovation Camp está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir paz e prosperidade para todos. Até 2030, o Brasil tem como meta aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores, assegurando retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce, a fim de reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez deste recurso.
“O tema sustentabilidade faz parte do nosso dia a dia na PPG. Abordar um tema tão importante com os alunos e ver soluções inovadoras dentro da realidade de cada um é motivo de orgulho. Além disso, pensar fora da caixa é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho”, avalia Raquel Klemz, Líder de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG para a América do Sul.

Juventude beneficiada
A colaboração entre a PPG e a Junior Achievement acontece desde 2013 e já impactou positivamente mais de 18 mil alunos e professores da rede pública. Os funcionários da empresa se voluntariam para estarem com os alunos em sala de aula, compartilhando o conteúdo e suas experiências do mercado de trabalho.
Neste ano, a E.E.E.M. Padre Nunes recebeu, além do Innovation Camp, o Montando Sua Carreira + Diversidade, programa promovido também por meio da parceria entre a PPG e a Junior Achievement, que contou com a participação de 103 alunos do ensino médio sobre as carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática). Até dezembro, será concluído o Atitude pelo Planeta, ação voltada exclusivamente para professores, que se tornam multiplicadores do conteúdo para os estudantes. O programa visa apresentar e desenvolver conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade