Numerosos usuários dos serviços de água da Corsan estão se manifestando inconformados com o aumento nas contas de água da Corsan relativas ao último mês. Em vários casos o valor da conta simplesmente dobrou.
E não é um fato apenas local, pois se sabe que em outros municípios está acontecendo o mesmo.
A Corsan esclarece em comunicado enviado à redação da FOLHA PATRULHENSE, que alguns fatores podem ter contribuído para o aumento da fatura de água no último mês:
REAJUSTE TARIFÁRIO
No dia 1º de janeiro de 2025, houve reajuste tarifário de 6,46% em toda a tabela de serviços da Corsan. A correção é regulada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), que controla as atividades dos serviços de saneamento no Estado.
VAZAMENTOS INTERNOS
É importante que os clientes verifiquem se existe um possível vazamento interno que possa estar interferindo no valor da fatura. Por exemplo, muitas vezes, uma torneira gotejando ou uma válvula de descarga desregulada no vaso podem ocasionar perdas de água.
Para detectar um possível vazamento interno, podem ser tomadas as seguintes medidas:
- Mantenha aberto o registro do cavalete;
- Feche bem todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários;
- Feche completamente as torneiras de bóias das caixas, não permitindo a entrada de água;
- Marque a posição dos mostradores menores do seu hidrômetro e, após uma hora, no mínimo, verifique se eles se movimentaram;
- Se houve movimento, é sinal que existe vazamento no ramal interno, ou seja, após hidrômetro.
TEMPERATURAS ELEVADAS
Além disso, em períodos de altas temperaturas, como é o caso do verão, o consumo de água aumenta, e este pode ser também um motivo de aumento nos valores constantes nas tarifas em comparação a períodos anteriores.
ESGOTAMENTO SANITÁRIO
A cobrança da tarifa pela disponibilidade está prevista na Lei de Saneamento de 2007, criada para estimular a população a realizar a conexão. O usuário que dispõe de rede coletora de esgoto sanitário na rua em que reside e não esteja conectado, passará a pagar, após 120 dias de notificação, uma tarifa pela disponibilidade do serviço. Quem não está ligado paga mais do que quem está conectado à rede, pois essa tarifa tem valor mais alto do que a taxa de esgoto.
Quando o imóvel está ligado à rede coletora de esgoto, todos os resíduos domésticos produzidos nas atividades do dia a dia são conduzidos às Estações de Tratamento de Esgoto, onde recebem o devido tratamento e destinação. É mais saúde e valorização do imóvel.
Estando conectado à rede, o valor da tarifa de esgoto corresponderá a 70% do valor da tarifa de água. Caso não haja conexão à rede, a tarifa pela disponibilidade pode chegar ao dobro da tarifa de esgoto.
COMO CONECTAR A SUA CASA À REDE PÚBLICA DE ESGOTO
Ligação Intradomiciliar de Esgoto:
- Conecta o sistema interno da residência à caixa de inspeção.
- Inclui caixa de passagem, caixa de gordura e tubulação até a caixa de Inspeção.
Responsabilidade do proprietário.
Caixa de Inspeção na Calçada: - Destina o esgoto da residência à rede pública.
- Localizada na calçada e conectada à tubulação da rede.
Responsabilidade da Corsan: - Tubulação externa na área pública.
- Ligação entre a caixa de inspeção na calçada e a rede pública de esgoto.
A conexão à rede valoriza o imóvel, aumenta o desenvolvimento do município e a saúde da população. Depois de pronta, entre em contato através do 0800 646 6444 ou agende um atendimento na Unidade de Saneamento mais próxima ou por videochamada para informar que o seu imóvel está conectado à rede de esgoto.
ATENDIMENTO
A Corsan orienta os clientes que tenham dúvidas sobre valores das faturas de água a procurarem os canais digitais de atendimento ou a loja do município, para que cada caso seja verificado de forma individualizada. Sendo identificada alguma cobrança indevida, o cliente será ressarcido ou orientado da melhor forma.
DISPONIBILIDADE
Em Santo Antônio da Patrulha, a loja da Corsan fica localizada na Rua Francisco José Lopes, 1037, bairro Pitangueiras. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.
A Corsan ressalta que está permanentemente disponível nos canais de relacionamento com os clientes e recomenda que a população utilize esses meios de contato para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Podem ser utilizados o WhatsApp (51) 99704-6644, aplicativo Corsan (disponível no telefone celular, nas versões Android e IOS), site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual) e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.