População beira os 43 mil habitantes, conforme o Censo do IBGE

A população de Santo Antônio da Patrulha, no último Censo de 2022, apontou que o município está com 42.942 habitantes, diferentemente de 2010 quando a população era de 39.679 pessoas.
Segundo o consultor da ONU Ernesto Saraiva, estes dados poderiam ser bem maiores se toda a população tivesse participado do Censo.
“Muitas famílias se recusaram por vários motivos a fornecer seus nomes aos recenseadores, não se dando conta de que, com esta atitude estão causando um mal ao município e toda a sua conjuntura que depende basicamente do recenseamento”, afirma Saraiva.
Se todos tivessem respondido ao questionário e os que se negaram a isso, certamente os números seriam bem mais expressivos, porque quem ganha com isso é a comunidade, seja em saúde, educação, transportes, etc.
“Foi um fato desagradável descoberto pelo Censo: a recusa em responder o questionário: quatro por cento, infelizmente não o responderam”, lamentou o Consultor da ONU.
Frisa Saraiva que os dados do Censo são totalmente confiáveis. “Nenhum pedaço do município ficou de fora”.
Um aspecto importante apontado pelo consultor da ONU; Vários países acompanharam os resultados do Censo demográfico brasileiro.
De outra parte, o IBGE fez uma parceria com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a realização do Censo. Cada localidade foi identificada por um balão vermelho, para orientar o recenseador. E quando ele lá chegava, ao invés de moradores, muitas vezes se deparava com uma casa de máquinas, plantação de arroz, salão de bailes, etc, tal a exatidão apontada pelo balão.
Outro detalhe muito importante é que o Censo comprova uma tendência mundial: a da redução do número de componentes de uma família em grande parte estando reduzida a três integrantes.
O PORQUÊ DE UM BOM CENSO
Explica Saraiva que dados estatísticos defasados afetam o planejamento de políticas públicas de médio e longo prazo.
O Censo 2022 – salienta – foi um retrato do Brasil que vai auxiliar o Poder Público para tomar rumos necessários, identificando e fazendo as correções necessárias.
Hoje o Brasil conta com 203 milhões de habitantes. O crescimento da população foi menor do que se esperava. Muitas cidades perderam habitantes, por haver um aumento considerável dos domicílios de uso ocasional e fechados.
ATUALIZAÇÃO DOS DADOS
Conclui o Consultor da Organização das Nações Unidas na Operação Censitária Ernesto Saraiva, na entrevista exclusiva concedida à FOLHA PATRULHENSE:
“Com todas as dificuldades, conseguimos cobrir os territórios indígenas, das Missões aos Yanomami.
Recenseamos comunidades quilombolas, para saber quantos são e onde estão.
O Censo 2022 nos mostrou a diminuição de famílias, com a média de filhos caindo para 2,8 por famílias.
O resultado do Censo deverá ser muito bem acompanhado e interpretado para o Brasil não ser pego de surpresa nas próximas décadas, em especial, nos planejamentos das cidades.
“Quando os dados oficiais forem divulgados, vamos ter dados atualizados por distrito, zona urbana e rural, homens e mulheres, cor, religião, escolaridade, estado civil, nacionalidade, entre outros”, finaliza Ernesto Saraiva.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade