Fonte: SEMA/Prefeitura de Gravataí
A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), apresentou na terça-feira, 12, em encontro realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Santo Antônio da Patrulha, o Plano de Trabalho do Plano Diretor de Drenagem (PDDrU) para os conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
Durante o encontro mensal do Comitê, presidido por Sergio Cardoso, e com a presença de representantes dos vários segmentos que compõem o colegiado, foi feita uma apresentação do Plano de Trabalho, primeira etapa do Plano Diretor de Drenagem Urbana do município de Gravataí.
A engenheira Deisy Maria Andrade Batista apresentou a estrutura organizacional para desenvolvimento do Plano, que está dividida em quatro núcleos: Gestão e Coordenação; Mobilização e Comunicação Social, Engenharia, Urbanismo e Meio Ambiente; e Estudos Socioeconômicos e Jurídicos.
O Núcleo de Gestão e Coordenação do Contrato conta com a coordenação técnica do engenheiro Carlos Tucci e com o planejamento e controle do engenheiro Gustavo Prado, além do apoio de consultorias especializadas.
Deisy também falou sobre a abrangência do estudo e deu detalhes dos produtos que serão elaborados e do cronograma dos trabalhos.
No total serão apresentados 10 produtos:
- Plano de Trabalho
- Plano de Mobilização e Comunicação Social
- Levantamento de Dados e Informações
- Avaliação Hidrológica-hidráulica dos Cenários
- Indicação de Faixas e Áreas de Preservação
- Programas de Controle de Cheias
- Cadernos Temáticos
- Programa Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais
- Manual de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais
- Consolidação e Relatório Final e Banco de Dados
Antes da audiência, prevista para dezembro de 2024, será preparado um relatório-síntese do PDDrU, em linguagem acessível ao grande público, de apresentação do produto final.