Falando a respeito do recente encerramento da colheita do arroz deste ano, fato ocorrido mediante registro feito pela equipe técnica do IRGA em 12 de junho, o responsável pela Coordenadoria Regional da Planície Costeira Externa afirmou à FOLHA PATRULHENSE que em relação a produção em comparativo, esta safra foi superior 15% maior que a passada.
MAIS PRODUTIVA
“Estes dados representam que a lavoura de arroz do município continua sendo uma das mais produtivas da região litorânea, servindo como referência a outras localidades”, disse o engenheiro agrônomo Vagner Martini, acrescentando que isso impacta principalmente na economia do município, do ponto de vista comercial e na indústria arrozeira, a qual Santo Antônio se destaca.
PREÇOS
A respeito dos problemas enfrentados pelos produtores, destaca como principal o cenário de preços ofertados ao produto arroz, com preços médios abaixo do custo de produção por saco. “Dentro da lavoura, não tivemos grandes problemas, geralmente os mais comuns como plantas daninhas, algumas lavouras acamadas, de maneira pontual. Ele atribui essas perdas ao excesso de calor durante a floração, mas nada que de fato levasse a perdas significativas, como na safra passada quando tivemos os episódios de enchentes. Podemos considerar uma safra dentro da normalidade”, conclui Martini.