Se mantida a decisão, Vereador do PDT perde mandato, mas o Partido entrará com recurso no TRE procurando reverter a decisão da justiça de Santo Antônio da Patrulha.
O vereador Diego Portal (PDT), deverá perder o cargo em virtude do julgamento pela Justiça Eleitoral de Santo Antônio da Patrulha que determinou a nulidade dos votos daquele Partido nas eleições municipais do ano passado, tendo ferido um dos principais dispositivos da Lei Eleitoral que é o da cota de gênero.
O presidente do PDT Márcio Bestetti Ramos disse respeitar a decisão da Justiça Eleitoral, mas que irá ingressar com recurso no TRE, acreditando no duplo grau de jurisdição para provar que nada foi feito de maneira ilegal. O recurso será em nome do presidente do diretório municipal do PDT, do vereador Diego Portal e da candidata Elisiane dos Santos Portal.
PROMOTOR
O Promotor Eleitoral, Dr. Camilo Vargas Santana, disse que a decisão ainda é provisória mas que constitui um importante marco no cumprimento das normas que envolvem o cumprimento da quota de gênero, bem como uma forma de quebrar a cultura que relega a participação feminina a uma figura decorativa. Ele ressaltou que não se pode mais admitir que os partidos se utilizem de candidaturas fictícias para cumprimento das regras eleitorais, especialmente nos dias atuais em que as campanhas se utilizam de recursos públicos. É preciso que o protagonismo da mulher em todos os setores da sociedade também se reflita nos órgãos partidários e no Legislativo.
Ampla cobertura na edição desta quinta-feira da FOLHA PATRULHENSE.