O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, está realizando uma pesquisa relacionada com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil 2024 (ENANI-2024).
Conforme afirma o coordenador para o Rio Grande do Sul neste trabalho, Ernesto Saraiva, que é patrulhense, trata-se de uma pesquisa domiciliar que iniciou a visita a 15 mil famílias com crianças de até seis anos de idade em 124 municípios do país.
A realização de um novo estudo com representatividade nacional, possibilitará conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras cinco anos depois do início da pandemia. Além de contribuir para a orientação de ações em nível nacional, esse estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia em nível global.
DEZ MUNICÍPIOS GAÚCHOS
No Rio Grande do Sul foram selecionados os municípios de Porto Alegre, Viamão, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande.
“Vamos visitar 1.060 famílias, sendo que 22 pessoas estarão trabalhando na pesquisa domiciliar”, afirma Saraiva.
PRÁTICAS DE AMAMENTAÇÃO E ALIMENTAÇÃO INFANTIL
Os principais objetivos são o conhecimento das práticas de amamentação e da alimentação infantil, e avaliar peso, altura, desenvolvimento e presença de deficiência de vitaminas e minerais em crianças de até seis anos.
Também será possível conhecer o estado nutricional e a situação de anemia e deficiências de vitaminas e minerais das mães das crianças.
BENEFÍCIOS
O entrevistado receberá gratuitamente todos os resultados dos exames de seu filho. Caso a mãe realize a coleta de sangue, também receberá gratuitamente os resultados e caso seja identificada alguma alteração nos exames realizados, tanto na criança como na mãe, ela será informada e haverá o encaminhamento para um serviço público de saúde.
O exame de sangue – explica Saraiva, permitirá que sejam identificadas deficiências de vitaminas e minerais na criança e na mãe.
“Trata-se de um estudo nacional cujos resultados beneficiarão todas crianças, inclusive as de Santo Antônio da Patrulha”, conclui o coordenador do ENANI-2024, Ernesto Saraiva.