A tradicional festa de Santo Antônio e do Divino Espírito Santo teve a parte religiosa encerrada neste dia 13 de junho, data consagrada ao padroeiro, com a Igreja Matriz totalmente repleta de fiéis, e quando aconteceu o 13º dia da trezena de Santo Antônio com a presença dos festeiros novos e a passagem das bandeiras à eles, aos novos casais alferes de Santo Antônio e do Divino Espírito Santo e ao casal Imperador.
A missa foi concelebrada pelo pároco, padre Luciano Motti e pelo vigário auxiliar Luiz Carlos da Rosa (Caio). Os cantos ficaram a cargo de Paulinho, Dalto e Milena. Com a igreja lotada, antes da celebração o padre Luciano leu o PL 235/2025, de autoria do vereador Gabriel Diedrich, aprovado por unanimidade pelos vereadores, em que transforma a festa de Santo Antônio e do Divino em patrimônio imaterial de Santo Antônio da Patrulha.
Também aconteceu a visita do grupo do Divino Espírito Santo de Gravataí, da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, retribuindo a visita dos nossos festeiros na última quinta-feira. Foi uma celebração muito bonita. Ao final foram feitas várias homenagens e principalmente a passagem das bandeiras como referimos acima no começo desta matéria.
No dia 20 deste mês, às 19 horas, acontecerá o bingo da festa e o sorteio da rifa para a qual todos estarão concorrendo a diversos prêmios. Os números estão à disposição, tanto na secretaria da Paróquia, como com os atuais festeiros.
OS NOVOS ESCOLHIDOS PARA A FESTA DO ANO QUE VEM:
Casal Imperador
Elvio Rocha Machado e Angela Maria Monteiro Machado
Festeiros de Santo Antônio
Neli e Jorge do Ribeirão
Elói Silva e Ângela Oliveira Silva
Moacir Cunha e Neila Noeli Santos da Cunha
João Batista Marques Lima e Gislaine Santos Lima
Espírito Santo
Casal alferes do Divino Espírito Santo
Wilson Schaffer e Mônica Fitz de Oliveira
FESTEIROS
Márcia Maria Oliveira dos Santos e Luiz Eduardo dos Santos
Luis Fernando e Ana
Luiz Eduardo dos Santos e Márcia Maria Oliveira dos Santos.
Fernando Falkoski e Marli Seidler
Claudiomiro Duarte Pereira e Adriana dos Santos Machado