Palestra sobre Novembro Azul alerta aos Cuidados com a Saúde

A palestra que abordou o “Diagnóstico precoce e prevenção do Câncer de Próstata”, ministrada pelo médico urologista Dr. José Luiz Nardi, realizada na noite de terça-feira (22/11), na sede do Sindilojas Gravataí, atraiu dezenas de pessoas, entre homens e mulheres interessados no assunto.
O Urologista iniciou sua fala salientando que o Novembro Azul deixou de ser o mês dedicado ao câncer de próstata. “É preciso cuidar da saúde como um todo, de forma contínua com a prática de bons hábitos, atividade física e alimentação saudável”, ressaltou.
A maioria dos homens com mais de 40 anos não realiza o toque retal. Conforme Dr. Nardi, essa atitude se justifica por um conjunto de comportamentos, como a falta de prioridade para com a saúde, falta da “cultura do cuidado com a saúde”, machismo (preconceito), medo de sentir dor, medo de “achar algo”, entre outros.Durante o encontro, o urologista falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio de exames preventivos e visitas ao médico. Além disso, Dr. Nardi abordou as causas, sintomas, consequências e fatores que podem ocasionar a doença.
“Os sintomas, quando se apresentam, se confundem com os sintomas de outras doenças. Por isso é preciso atentar para os exames de prevenção e detecção precoce do problema”, alertou.
Entre as causas do câncer de próstata, o médico citou o envelhecimento, fatores hereditários, etnias, fatores hormonais, infecções e dieta. Dois exames são os principais que devem ser realizados pelos pacientes, como o toque retal (TR) e o PSA (exame de sangue-antígeno prostático específico).
Ao final, Dr. Nardi respondeu as dúvidas dos participantes e o encontro também contou com relatos do presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa e a presidente da Comissão Sindimulher, Cerli Dal’Santo.
O evento foi promovido pelo Sindilojas Gravataí, por meio da Comissão Sindimulher, Gabinete da Primeira-Dama, Rotary Club de Gravataí e Unimed Porto Alegre.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade