Ordem de início para a construção da nova sede do CRVVS é assinada

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na manhã desta quinta-feira (13/10), a ordem de início para a construção da nova sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS). A obra, que tem previsão de entrega de cinco meses, será executada com recurso financiado pelo município e construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na parada 74.

“Trata-se de um local estrategicamente pensado para isso, assim como a sede do Corpo de Bombeiros e a nova base da Central de Ambulâncias e do Samu. Essa obra é de fundamental importância para a cidade e para a garantia de direitos, especialmente, das crianças e dos adolescentes, que aparecem em primeiro lugar nas estatísticas de violência ”, disse o prefeito.

Durante sua fala, Zaffa ressaltou que o município está com um plano de obras “fantástico” na saúde, haja vista a construção de dez novas unidades de saúde e demais estruturas especializadas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, era sabido da necessidade de haver uma readequação do CRVVS. “O governo reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos o CRVVS, para que esse serviço funcione, da melhor maneira possível, em um local adequado. Da parte da SMS, entendemos que o nosso papel na rede é qualificar os serviços”, apontou.

O secretário lembrou que Gravataí, recentemente, foi destaque no ranking do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que serve como parâmetro para o financiamento das ações na área da Atenção Básica, a partir de sete indicadores estabelecidos. Entre as dez maiores cidades do Rio Grande do Sul, o município obteve o melhor Índice Sintético Final (ISF). “Gravataí caminha para ter a melhor rede de saúde do Estado. Queremos e trabalhamos muito para que isso aconteça”, disse.

“Melhorar a estrutura do CRVVS era uma reivindicação antiga dos conselheiros tutelares. Essa obra vai justamente ao encontro disso, onde vamos promover uma qualificação aos servidores e às pessoas que precisam. Percebemos um aumento no número de casos de violência sexual. Então, existe o problema e temos que combatê-lo”, salientou o vice-prefeito Dr. Levi Melo.

O psicólogo e coordenador do CRVVS, Luiz da Silva Duarte, agradeceu os esforços realizados pela prefeitura em prol das vítimas de violência sexual. “Em breve, vamos ter um serviço mais qualificado e assistencial para as vítimas. Estamos felizes por todos os setores envolvidos nesse projeto.”

Estrutura única

Atualmente, a equipe que presta os atendimentos de psicologia e de assistência social às vítimas de violência sexual encontra-se no prédio do antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 Horas, às margens da ERS-118. Segundo a portaria que regulamenta o serviço, o CRVVS deve estar estabelecido dentro de um local com atendimento ininterrupto, ou seja, 24 horas por dia e sete dias por semana.

A equipe do serviço às vítimas de violência sexual é composta por diversos profissionais, sendo um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um farmacêutico. Além disso, dois psicólogos, um assistente social e um assistente administrativo compõem a equipe do CRVVS.

Também estiveram presentes durante a ordem de início a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE), Juliana Fontoura; conselheiros tutelares; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa; o vereador Claudecir Lemes; e servidores da SMS.

Programa Avança – Atenção Especializada
Por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, objetiva ampliar e qualificar o acesso a procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí, no período de 2022 a 2024. Além disso, tem o propósito de construir estruturas equipadas e adequadas para o município, como o CRVVS, a Farmácia Municipal e a nova base da Central de Ambulâncias e do Samu.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade