Na manhã desta quarta-feira (13/1), em entrevista com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Rogério Rezende, ele informou que a onda de calor ainda não chegou de forma intensa na cidade de Cachoeirinha. A expectativa é de que a temperatura chegue em até 40 graus entre sexta-feira a sábado.
Rezende salienta que isso está acontecendo por conta de um bloqueio atmosférico, que impede a passagem de frente fria, mas que isso não é raro, apenas não acontecesse com tanta frequência. A onda de calor dura em média de 5 a 7 dias, o que leva a crer que os dias com temperatura elevada, se mantenham até o início da semana que vem.
Segundo as informações do INMET, na terça-feira (12/1), três cidades marcaram temperaturas superiores a 40 graus, sendo elas: Quaraí: 41.5ºC; Uruguaiana: 41.1 ºC; Bagé: 40.1 ºC.
Já na Argentina, foi registrado em algumas regiões a temperatura de até 44ºC, sendo considerada a segunda mais alta de Buenos Aires, em 117 anos. Além disso, o MetSul Meteorologia alertou para a umidade baixíssima, com grande risco de incêndio em áreas de vegetação no Rio Grande do Sul.