No dia oito, foi comemorado no estado o Dia Estadual da Defesa Civil, instituído em 1994, pelo governador Alceu Collares, através do Decreto 35.319. Já no dia 09 de julho de 2010, foi criada a Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortencias e Alto Sinos da qual a Defesa Civil de Santo Antônio da Patrulha faz parte. O ato aconteceu nas dependências da Faccat, na cidade de Taquara durante o 1º Encontro Regional de Defesa Civil e nesse encontro participaram em torno de duzentas pessoas, entres elas diversos prefeitos da região.
Um dos objetivos do encontro foi o de somar forças, em âmbito regional, visando a colaboração dos municípios entre sí, pois todos tem algo em comum, ou seja: pequenas distâncias os separam e possuem cursos d’água que são comuns ou que, ao sofrerem impactos de fortes chuvas ou de degradação ambiental, terminam por espalhar os efeitos ao longo de vários quilômetros refletindo nos aspectos psico-sócio-econômicos dos demais. A Oficina é uma iniciativa não governamental, voluntária, apolítica, apartidária, que, atualmente congrega as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil dos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Rolante, Riozinho, Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Gramado, São Francisco de Paula, Canela e Araricá.
Nos quinze anos de atividades, já são 198 sessões realizadas, onde em cada uma, a oficina se torna um espaço privilegiado de discussão e aprendizado sobre Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres. As construções realizadas em cada sessão revertem em ganhos para as comunidades dos municípios participantes. A Oficina é um ambiente onde os mais experientes aperfeiçoam procedimentos e técnicas de gestão, a ao mesmo tempo que transmitem aos mais novatos, as suas vivências, numa interface adequada e desejável de Interação e Integração.
As sessões são realizadas a cada mês numa das cidades integrantes da oficina, sendo que a última aconteceu no município do Caráá no dia 03 de julho passado. A próxima sessão, a de nº 199, será na cidade de Taquara no dia 17 próximo e a sessão histórica de nº 200 será na cidade de Três Coroas no dia 07 de agosto. Importante destacar que na grande maioria das vezes, as sessões contam na sua abertura, com a presença do prefeito da cidade anfitriã, demonstrando assim a importância que as administrações dão para os encontros.
A Oficina tem a coordenação voluntária do Coronel Claudio da Silva Rocha, da reserva da Brigada Militar, profundo conhecedor de gestão riscos e gerenciamento de desastres e grande incentivador para a criação da oficina.