Search
Close this search box.

Oficina Regional da Defesa Civil ocorre em Santo Antônio

Aconteceu na tarde de quinta-feira, nas dependências do Corpo de Bombeiros Militar de Santo Antônio da Patrulha a 161ª sessão da oficina regional. A abertura foi feita pelo coordenador de Defesa Civil local, Miguel Evair Pires Oliveira e teve a presença das equipes dos municípios de Santo Antônio, Caraá, Parobé, Três Coroas e Araricá.
Também estiveram na abertura da sessão, o Tenente Joel Cardoso, comandante dos bombeiros militares de Santo Antônio, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho e o vereador Samuca, representando a Câmara de Vereadores.
VICE-PREFEITO
O vice-prefeito Marcelo Gaúcho dirigiu-se aos presentes salientando a importância do trabalho da Defesa Civil na cidade, bem como destacou a parceria que existe entre a equipe local e o corpo de bombeiros.
Em nome do legislativo falou o vereador Samuca destacando a importância da Defesa Civil na cidade.
Após, o Cel. Claudio da Silva Rocha, coordenador voluntário da oficina, usou da palavra para falar sobre assuntos ligados diretamente aos municípios e relacionados com a Defesa Civil.
Relatou um pouco sobre a trajetória nos doze anos de existência da oficina e de planos para o próximo semestre, bem como para o ano que vem, períodos que provavelmente será fechada uma parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, para se usar modelo de protocolos deles na questão de segurança das crianças nas nossas escolas por ocasião de possíveis eventos adversos.
PAUTA
Após a explanação, foram iniciados os trabalhos da pauta do dia de hoje, quando foram tratados os seguintes assuntos:
– Análise da nova proposta curricular para a capacitação de agentes municipais voluntários;
– Pauta para a reunião da Comissão Temática de proteção e Defesa Civil da AMPARA
– Pauta de assuntos para a reunião com o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) a ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho, para tratar da instalação de estações meteorológicas e hidrológicas na região abrangida pela oficina.
– Apresentação do Inventário dos equipamentos de monitoramento de cada município e indicação dos pontos para relocação ou instalação de novos equipamentos.
NOVO ENCONTRO
O próximo encontro será realizado nos dias, 25, 26 e 27 de julho, recebendo técnicos do CEMADEM, sendo que os trabalhos ficaram assim definidos:
25/07 – Manhã – Taquara – FACCAT – Análise de informações e elaboração de alertas – Teoria e prática; Tarde: mesa redonda sobre equipamentos;
26/07 – Visita técnica aos municípios de Araricá, Parobé, Igrejinha e Três Coroas;
27/07 – Visita técnica aos municípios de Caraá e Santo Antônio da Patrulha. Os pontos para instalação de equipamentos já estarão designados – eventual alteração poderá ocorrer por conta de questões técnicas. É possível que precisemos deslocar a Gramado, Canela e São Francisco de Paula para avaliar a situação. O texto e as fotos são de Jaime Müller.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade