O capitão Thaires Costa Selister recebeu oficialmente as funções de comandante da 2ª Companhia Policial-Militar do 8º BPM na tarde de sexta-feira, (26/5), em Santo Antônio da Patrulha.
A solenidade de passagem de comando ocorreu no plenário Euzébio Barth da Câmara de Vereadores do município, onde o capitão Juliano Marques Araújo passou, formalmente, o comando da Companhia ao capitão Selister, que já exercia a função desde o dia 1⁰ de abril deste ano.
O ex-comandante da Companhia, capitão Araújo, agradeceu ao efetivo pela dedicação e serviços prestados. O oficial disse que somente com a união de esforços, entre os poderes públicos e a sociedade, é possível ter excelentes resultados.
PRESENÇAS
O ato solene contou com a presença dos comandantes do CRPO Litoral, tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, e do 8º BPM, major Luiz César Lima dos Santos; subcomandante do 8⁰BPM, Joelson Ferri, comandantes de outras unidades do Batalhão e efetivo local, prefeitos de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, e do Caraá, Magdiel Silva; presidente da Câmara de Vereadores local, Ezequiel Peixoto; Promotor de Justiça, Camilo Vargas Santana; delegado da Polícia Civil do município, Valdernei Tonete; representante do comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santo Antônio, sargento Gabriel Chaves; tesoureiro do Consepro, Cláudio da Costa Silveira; e presidente da ACISAP, Andreia Peixoto.
Referindo-se à posse de Thaires Selister, o comandante do CRPO Litoral disse que estava agradecendo o trabalho do capitão Araújo que soube conduzir com excelência e maestria, aproveitando a oportunidade para enaltecer o trabalho desenvolvido por todo o efetivo da Cia. “E hoje com a assunção do capitão Selister ele tem a nobre missão de dar continuidade ao legado deixado pelo seu antecessor e o efetivo vai estar ainda com mais condições de transmitir segurança e tranquilidade aos municípios que compõem a 2ª Cia”, disse o tenente coronel Humberto.
EFETIVO
Ele destaca que o efetivo atual mesmo não sendo o previsto para o município e região, vem atendendo aos anseios da comunidade e o comando está sempre atendo à esta questão de efetivo. Tão logo seja possível – serão relocados recursos humanos e materiais para atender a todas as demandas.
Referindo-se à recente operação na Catanduvinha o comandante do CRPO Litoral disse que foi uma ação realizada pelo efetivo que vem trabalhando com dedicação. Os elementos abordados não aceitaram a ação da BM e boa parte terminou sendo presa com a apreensão de armas. “O trabalho da Brigada mostra o esforço dos militares em atender a todas as demandas e agora os indivíduos presos irão responder pelos seus crimes e a sociedade pode ficar mais tranquila sem a presença destes criminosos que vinham atuando na região”.
COMANDANTE RESIDENTE
Por sua vez, o Major Luis César, comandante do 8º BPM disse que a locação do capitão Selister para a cidade é importante, porque traz a gestão do policiamento ostensivo e o novo comandante atuando diretamente na cidade, é muito importante porque é a presença de um oficial constantemente na cidade.
Sobre o confronto recente em que três criminosos foram presos, disse ser uma ação que incluiu a inteligência, monitoramento e a vontade da Brigada Militar para transmitir mais segurança. “A presença dos criminosos em sítios e chácaras, preocupava muito a Brigada porque as pessoas eram violadas em suas residências. A ação contundente da Brigada, atuando em conjunto com o Delegado Tonete, foi muito importante porque facilita em muito a materialização para que eles permaneçam presos e consiga-se apresentar junto ao Ministério Público e Judiciário uma prova contundente para efetuar a prisão desses indivíduos”, finalizou o comandante.
SELISTER
Atuando desde o final de dezembro na 2ª Cia do 8º BPM em Santo Antônio da Patrulha, a formatura representa a oficialização de sua posse no comando no município.
“Minha formatura como capitão ocorreu em julho do ano passado e atuei durante alguns meses no Comando de Policiamento da Capital, na Zona Leste na Lomba do Pinheiro”, explicou o Oficial.
Sua posse em SAP foi bastante prestigiada confirmando que nos primeiros meses na nova função Thaires Selister já está tendo um bom entrosamento em Santo Antônio, o que também está acontecendo com o Tenente Oseias, que comanda o Pelotão da 2ª Cia.