Em busca de esclarecer as dúvidas de umas das classes mais atingidas com as alterações que serão realizadas na ERS 118 com a Avenida Centenário, o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Gravataí, Guilherme Ósio, esteve, na última quarta-feira (26/1), reunido com o representante do setor industrial da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra), Pablo Moraes.
No encontro, o diretor da empresa Dana Indústrias pôde compreender minuciosamente o projeto do governo do Estado, as mudanças temporárias e as permanentes, após a conclusão da obra. O secretário Guilherme Ósio lembrou que a prefeitura tem monitorado dia a dia as obras e feito alguns apontamentos relacionados aos acessos. “Em parceria com o Daer-RS e com a Acigra, nós simulamos um veículo de grande porte, uma vez que a intervenção será feita na saída do nosso Distrito Industrial, e, juntos, identificamos alguns ajustes a serem feitos”, complementou o titular.
Guilherme lembrou ainda que reuniões como esta têm sido frequentes uma vez que outros segmentos da sociedade ainda possuem dúvidas relacionadas à obra. “Estamos aqui para somar e auxiliar para que os impactos sejam os menores possíveis durante a execução do serviço”, lembrou.
Além do suporte técnico e operacional dado pela Prefeitura de Gravataí às obras, que são de responsabilidade do governo do Estado, a Semurb trabalha em ações para estimular os condutores na adoção de caminhos alternativos. Por exemplo: é possível chegar ou sair de Gravataí pela BR-290, utilizando os acessos junto ao complexo da General Motors (via Estrada do Gravatá) e da Nutrella (via Avenida Teotônio Vilela, na parada 63). A Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira permite o acesso a Cachoeirinha e ao Distrito Industrial de Gravataí, e até mesmo pegar a ERS-118 sem passar pelo entroncamento com a Avenida Centenário.
Entenda a obra
O conjunto de obras, que inclui uma trincheira no acesso ao distrito e um viaduto com a Avenida Centenário ao longo da ERS-118, vai receber investimento em torno de R$ 33 milhões em recursos do Estado. Com cerca de um quilômetro de extensão, a previsão de conclusão é para o final de 2024. Hoje, o cruzamento é um dos pontos mais perigosos de Gravataí, principalmente, para quem sai da cidade pela Centenário em direção à Freeway, tendo de cruzar a ERS-118, disputando espaço com veículos nos dois sentidos da rodovia. Nem mesmo a instalação de um redutor de velocidade, pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), próximo à entrada do distrito, reduziu os riscos de acidentes, que são constantes no local.