Search
Close this search box.

Obra marca os 60 anos da saudosa Barão do Cahy

O lançamento de um livro relatando os 60 anos da tradicional Escola Cenecista Barão do Cahy, lamentavelmente extinta em Santo Antônio, será lançado durante um evento no dia 15 de novembro que reunirá todos os ex-alunos e ex-professores daquele tempo.
O livro foi escrito pelo ex-aluno Luiz Paulo Barcelos, o popular Tokinho. Ele conversou com a FOLHA PATRULHENSE a respeito do lançamento.

O COMEÇO
Tokinho começa por afirmar que em 2015, quando foi realizado o encontro da turma de 1980, sendo 35 anos após a formatura, uma ex-professora da Escola Barão do Cahy, o questionou, do porquê nunca ninguém ter pensado em fazer um tributo a Escola. “Então em 2019, já residindo novamente em Santo Antônio, juntamente com a Neida, começamos a fazer o levantamento para fins de, homenagear a Escola, fazer um tributo”, prossegue o autor.

A OBRA
Afirma Tokinho que o nome do livro é Contabilidade é uma barbada. “O livro é um tributo à Escola, ao meu irmão Valdir Ramos Flor de Barcelos e ao Dr. Ferulio Tedesco Neto. A expressão: Contabilidade é uma barbada, era a resposta que o Valdir dava aos alunos, quando a ele questionavam a matéria. No livro, narro a história do Curso Técnico em Contabilidade, com os detalhes de cada turma (data, formandos, juramentos, lemas, homenageados). Ou seja, especifico turma a turma do ano de 1962 a turma de 2000. São 40 anos de história registrada no livro.”
O autor afirma que teve colaborações de sua esposa Neida Cardoso, de ex-alunos que conseguiram os convites e ao pessoal da Escola Patrulhense, na pessoa de sua diretora Bianca Salazar.

O LANÇAMENTO
Com a edição do Livro, surgiu a possibilidade de ser promovido um evento, que foi denominado 1º Encontro de Gerações da Escola Barão do Cahy. Compreenderá as turmas de 1962 a 2000. Será realizado no dia 15/11, feriado, com almoço ao meio dia, na Associação dos Caminhoneiros. Custo do almoço R$ 40,00. Naquele evento ocorrerá o lançamento do livro.
Para quem desejar adquirir a obra, Tokinho afirma que no dia quinze estará com exemplares à disposição na Associação dos Caminhoneiros. Após esse evento, estarão com ele. O custo da obra é de R$ 30,00.

PRESENÇAS NO ENCONTRO
Indagado sobre previsão de presenças no dia da confraternização, Luiz Paulo Barcelos afirma que hoje, seria uma previsão difícil de ser feita. “A Barão teve, em seus 40 anos de atuação, 1609 formandos em Técnico em Contabilidade e 9 em Técnicas de secretariado. Então são 1618 alunos formados. Se nós conseguirmos atingir um número de 500 alunos, com certeza será um dos maiores eventos, envolvendo a educação em nossa cidade. Estamos trabalhando bastante para chegarmos a um número próximo desse.”

CONSIDERAÇÕES
Por fim, o autor afirma que a Barão do Cahy, ao longo de sua atuação, serviu de base para a economia de nossa cidade. “Eu costumo dizer, que a Barão foi, é e será, ainda por muito tempo, a base da economia de nossa cidade. Dos bancos escolares dela, saíram muitos dos contabilistas, administradores, políticos e demais profissões que hoje atuam em nossa cidade”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade