A notícia de maior impacto na comunidade de Santo Antônio da Patrulha aconteceu na manhã de quinta-feira (24), no gabinete do prefeito municipal.
O prefeito Rodrigo Massulo havia marcado reunião na prefeitura com a presença do vice-prefeito Marcelo Gaúcho, secretários da Saúde Toninho Selistre e Administração Cléia Airoldi, presidente da Câmara vereador André Selistre, vereadores Samuel Souza (Samuka), Diego Portal e Antônio Vieira Dias, bem como alguns servidores municipais, para que a administração da Santa Casa de Misericórdia fizesse uma prestação de contas sobre o que foi conseguido por aquela entidade em Santo Antônio da Patrulha.
Logo em seguida, o diretor geral, Dr. Julio Matos e o Provedor, Dr. Alfredo Englert entregaram ao prefeito, um comunicado explicando as razões que os levaram a tomar esta decisão, o que já consta em matéria especial da Santa Casa nesta edição a respeito da medida tomada.
Evidentemente que o Comunicado, lido durante a reunião do prefeito e assessores bem como do vice-prefeito Marcelo Gaúcho, do secretário Municipal da Saúde Antônio Selistre, da secretária da Administração Cléia Airoldi, do presidente da Câmara André Selistre, vereadores Samuel Souza, Diego Portal e Antônio Vieira Dias e assessores da prefeitura, colheu a todos de surpresa e o prefeito visivelmente surpreendido pelo anúncio, ainda tentou apresentar alternativas com mais recursos e até mesmo passagem do prédio para o controle da Santa Casa, porém o Provedor e o diretor geral Julio Matos afirmaram que o problema não é financeiro, mas sim, governamental.
O prefeito chegou a chorar com a decisão, sendo em seguida convocada a Câmara para uma reunião após o meio-dia quando todos foram cientificados do ocorrido.
A Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura publicou, ainda na tarde de quinta-feira, um comunicado à população sobre o ocorrido:
A Santa Casa de Misericórdia, por uma decisão unilateral, não será mais a gestora do Hospital de Santo Antônio da Patrulha.
Em audiência na manhã desta quinta-feira (24), no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo, Julio Matos, diretor geral da instituição, juntamente com o seu provedor Alfredo Guilherme Englert, entregou ofício onde foram elencadas as razões pelas quais a Irmandade tomou a decisão de não mais gerir o HSAP.
No documento, são mencionadas: a inflação crescente sobre os custos hospitalares os quais exigem mais recursos extraordinários do município, diante do contrato deficitário mantido com o Estado; a incorporação do Hospital Dom João Becker de Gravataí, mais duas UPAs naquela cidade; a gestão de 43 Unidades Básicas de Saúde de Porto Alegre e a operação de mais um hospital dentro do complexo assistencial da Santa Casa.
Somam-se as estas questões, o fato de que a estrutura de gestão corporativa da instituição é a mesma para todas as suas atividades: RH, compras, controladoria, jurídico, financeiro, etc, e tendo em vista as incorporações mencionadas, assim como os impactos da pandemia COVID-19, o que requer foco de exclusividade e determinação em ações de recuperação da sua sustentabilidade. Diante disso, tornou-se absolutamente inviável a continuidade da gestão do Hospital, seja pelo fator escassez de gestão corporativa, distância, como também pela necessidade de atenção ao seu crescimento e satisfação do HSAP.
Nossa cidade, desde 2017, vinha contando com a credibilidade, a reputação e a responsabilidade da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, a quem devemos total gratidão. Infelizmente, apesar dos esforços empenhados pelo prefeito no sentido de manter o convênio com a instituição, ficou patente a impossibilidade da sua continuidade. Contudo, também foi firmado o compromisso de que a própria Santa Casa dará todo o suporte necessário para a administração municipal, pelo tempo que for necessário, para a transição quando da chegada de uma nova entidade gestora. Até lá, não haverá descontinuidade nos atendimentos.
Quanto à situação dos profissionais que hoje atuam no HSAP, tanto o prefeito, quanto o secretário municipal de Saúde Toninho Selistre, comprometeram-se em pautar as negociações com quem vier a assumir nosso hospital, tendo como prioridade as indicações daqueles que desejarem permanecer.
O anúncio foi feito na presença do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, André Selistre, dos vereadores Samuel Souza, Diego Portal e Antônio Vieira Dias, do secretário municipal da Saúde Antônio Selistre, da secretária da Administração Cléia Airoldi e demais servidores do Hospital e da Prefeitura.”
Ainda na sexta-feira à tarde o prefeito, o vice e o secretário da Saúde foram até Taquara conversar com a administração do Grupo Vila Nova que administra o hospital daquele município, oferecendo a possibilidade de gestão no lugar da Santa Casa. Outras instituições, segundo o prefeito e o secretário da Saúde, também já manifestaram interesse em assumir a gestão do HSAP.
A Secretária de Estado da Saúde Arita Bergmann ligou para o prefeito Rodrigo Massulo na mesma data, tranquilizando-o e afirmando que um novo grupo gestor deverá ser definido em seguida.
Nesta semana haverá reunião em Porto Alegre, convocada por Arita Bergmann com o prefeito Rodrigo Massulo para examinar a questão relacionada com quem será o novo grupo gestor do HSAP.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade